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dc.contributor.advisorNunes, Geraldo Luiz dos Reis-
dc.contributor.authorPinho, Tatiana Pinto Alves-
dc.date.accessioned2020-09-29T16:54:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13116-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de novos serviçospt_BR
dc.subjectModelos de referênciapt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.titleAplicação de metodologia estruturada para desenvolvimento de novos serviços em uma organização do setor de tabacopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5670552008031381pt_BR
dc.description.resumoBuscando contribuir com o campo do conhecimento, o objetivo principal deste trabalho é analisar a possibilidade de aplicação de uma metodologia de Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS) às praticas de uma unidade de negócio de uma empresa de tabaco benchmarking em logística que, hoje, realiza o processo de DNS com bastante freqüência, porém sem estar embasada em uma ou mais metodologia(s) cientificamente comprovada(s). Realizou-se então uma pesquisa qualitativa (MATTAR, 1996), exploratória (GIL, 1999), cujo método de pesquisa utilizado foi observação participante (MALINOWSKI, 1978 apud CAVEDON, 1999), entendendo que este método não leva em conta apenas registros físicos, mas também a vivência dos sujeitos e suas práticas, isto é, leva em conta os conflitos e tensões que definem o sucesso ou não de uma metodologia de trabalho. Comparouse o processo de DNS realizado na unidade de negócio estudada aos modelos de Scheuing e Johnson (1989), Ramaswamy (1996) e Bitran e Pedrosa (1998), modelos estes reconhecidos pela literatura acadêmica e já adaptados para o campo de serviços. Constatou-se, assim, que os referidos modelos apresentam vários pontos em comum com as práticas da unidade estudada, entretanto não se adéquam integralmente a mesma, seria então necessária a elaboração de um modelo híbrido adaptado à realidade do objeto de estudo. Assim surgem novas questões de investigação: As metodologias hoje conhecidas são aplicáveis a um grande número de empresas? Ao desenvolver um novo serviço, as empresas devem elaborar uma metodologia própria? A elaboração de uma metodologia de desenvolvimento de serviços adaptada para a unidade estudada traria quais resultados?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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