Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBartholomeu, Cezar Tadeu-
dc.contributor.authorFárias, Andressa Brenda Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-10-14T14:45:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFARIAS, Andressa Brenda Ferreira de. Uma visão sobre o orientalismo através do registro fotográfico de uma das viagens de Pedro II ao Egito. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13231-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectEgiptomaniapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleUma visão sobre o orientalismo através do registro fotográfico de uma das viagens de Pedro II ao Egitopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982042022247556pt_BR
dc.description.resumoNa primeira metade do século XIX, a fotografia surgiu trazendo uma nova roupagem para a percepção. Pela primeira vez na história da humanidade, novas técnicas, além das manuais, foram usadas para a produção de imagem, pois, sentia-se cada vez mais, a necessidade de apurar a credibilidade e a objetividade daquilo que estava sendo representado. É e esse caráter objetivo da fotografia que configura a ela uma ideia de verdade, na qual ela capta para si a realidade do que está sendo reproduzido — não o suporte material da imagem — mas aquilo que está sendo representado nela. Através da análise e contextualização de algumas fotografias da Coleção D. Thereza Christina Maria, observaremos a noção de orientalismo (conceito de Edward Said) e tentaremos montar um perfil da história da noção de Egito no Brasil, e como essa cultura, historicamente, passou pela tradução do imaginário ocidental que a ressignificou através das artes; o que de fato era a cultura material egípcia e o que, dessa cultura, chegou até o ocidente, que analisou todos esses valores como caraterísticas de uma cultura fixa, que não se reorganizaria através da própria passagem do tempo, transmitindo a imagem de um Egito congelado, como se não tivesse havido a construção de novos conceitos, novas identidades e novos espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABFFarias.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.