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http://hdl.handle.net/11422/13231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bartholomeu, Cezar Tadeu | - |
dc.contributor.author | Fárias, Andressa Brenda Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T14:45:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Andressa Brenda Ferreira de. Uma visão sobre o orientalismo através do registro fotográfico de uma das viagens de Pedro II ao Egito. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13231 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientalismo | pt_BR |
dc.subject | Egiptomania | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.title | Uma visão sobre o orientalismo através do registro fotográfico de uma das viagens de Pedro II ao Egito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982042022247556 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na primeira metade do século XIX, a fotografia surgiu trazendo uma nova roupagem para a percepção. Pela primeira vez na história da humanidade, novas técnicas, além das manuais, foram usadas para a produção de imagem, pois, sentia-se cada vez mais, a necessidade de apurar a credibilidade e a objetividade daquilo que estava sendo representado. É e esse caráter objetivo da fotografia que configura a ela uma ideia de verdade, na qual ela capta para si a realidade do que está sendo reproduzido — não o suporte material da imagem — mas aquilo que está sendo representado nela. Através da análise e contextualização de algumas fotografias da Coleção D. Thereza Christina Maria, observaremos a noção de orientalismo (conceito de Edward Said) e tentaremos montar um perfil da história da noção de Egito no Brasil, e como essa cultura, historicamente, passou pela tradução do imaginário ocidental que a ressignificou através das artes; o que de fato era a cultura material egípcia e o que, dessa cultura, chegou até o ocidente, que analisou todos esses valores como caraterísticas de uma cultura fixa, que não se reorganizaria através da própria passagem do tempo, transmitindo a imagem de um Egito congelado, como se não tivesse havido a construção de novos conceitos, novas identidades e novos espaços. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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