Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13254
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A escolha da via de parto e a autonomia das mulheres no contexto medicalizado da obstetrícia no brasil: uma revisão integrativa
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Nathália Fernanda Fernandes da
Advisor: Ferreira, Jaqueline Teresinha
Abstract: O trabalho apresenta alguns determinantes que envolvem a escolha da via de parto no Brasil, a partir do contexto de medicalização da saúde. É uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa, na qual 15 documentos foram selecionados e analisados de acordo com a metodologia escolhida. Discute-se, brevemente, o contexto histórico e a transição da assistência ao parto no Brasil, escolha da via de parto sob a perspectiva do direito à autonomia das mulheres e a prevalência da cirurgia cesariana neste contexto, especialmente no setor privado. O estudo revelou três categorias de análise: relação assimétrica entre os profissionais de saúde e a paciente, o perfil socioeconômico das mulheres inseridas no atendimento público e privado e a cultura do risco obstétrico. Apesar de conhecerem suas preferências em relação à via de parto, as mulheres não se sentem participativas ou respeitadas na decisão. Discute-se os fatores sociais, culturais e econômicos que influenciam na preferência dos médicos e usuárias quanto ao parto normal ou cesariana, considerando fatores como medo da dor, falta de informação, violência obstétrica e acesso aos serviços como determinantes do contexto. Nesse sentido, é fundamental a elaboração de medidas que garantam o direito da mulher quanto a participação na escolha da via de parto, possibilitando a escolha informada e resgatando a autonomia das mulheres em seu processo gravídico-puerperal.
Keywords: Parto
Cesárea
Trabalho de parto
Obstetrícia
Medicalização
Saúde da mulher
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Feb-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Nathália Fernanda Fernandes da. A escolha da via de parto e a autonomia das mulheres no contexto medicalizado da obstetrícia no brasil: uma revisão integrativa. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NFFRocha.pdf351,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.