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http://hdl.handle.net/11422/13262
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lins, Marcos Pereira Estellita | - |
dc.contributor.author | Martins, Clarice Guimarães Barros | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-18T20:52:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13262 | - |
dc.description.abstract | The University Extension is one of the three pillars of the vocation of Universities that is composed of Teaching, Research and Extension. The Extension Course in Implant Dentistry of the Dental School of the Federal University of Rio de Janeiro is an example of this modality of education and training that promotes interaction between university and society through interdisciplinary educational processes. In recent years, the lack of investment in universities has negatively affected these types of courses, which, with limited resources, are forced to seek ways of management to maintain the supply of vacancies and the quality of education. It is essential, therefore, to evaluate the structures and management processes to enable both the continuity of teaching and training of students and the return to society. To do so, an approach was made to this study through the structuring of complex problems. The CHAP² methodology was applied for this structuring and a better understanding of the problem in order to arrive at satisfactory solutions that support the management of the extension course in Implantology. This methodology, in contrast with others that isolate the problem and move quickly to its solution, encompasses two levels: the perception of the problem and the intervention on the problem, in order to integrate the perspectives of the analysts and the agents involved. It is expected from this study a robust and holistic structuring of the critical points of the Extension Course in Implant Dentistry and the development and application of support tools for its management. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.subject | CHAP2 | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Implantodontia | pt_BR |
dc.title | Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2241425930197153 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2957464538833098 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Spyrides, Silvana Marques Miranda | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2705581837861566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mello, Elson Braga de | - |
dc.contributor.referee2 | Vidal, Mario Cesar Rodriguez | - |
dc.description.resumo | A Extensão Universitária é um dos três pilares da vocação das Universidades que é composta pelo Ensino, Pesquisa e Extensão. O curso de Extensão em Implantodontia da Faculdade de Odontologia da UFRJ é um exemplo dessa modalidade de educação e capacitação que promove a interação entre universidade e sociedade através de processos interdisciplinares educativos. Nos últimos anos, a falta de investimentos nas universidades tem afetado negativamente esses tipos de curso, que com recursos limitados são forçados a buscar maneiras de gestão para manter suas vagas e a qualidade do ensino. Faz-se essencial, portanto, a avaliação das estruturas e processos de gestão para possibilitar tanto a continuidade do ensino e capacitação dos alunos como o retorno à sociedade. Para tanto, foi feita uma abordagem desse estudo através de uma estruturação de problemas complexos. Foi feita aplicação da metodologia CHAP2 para essa estruturação e melhor compreensão do problema com o objetivo de chegar a soluções satisfatórias que apoiem a gestão do curso de extensão em implantodontia. Essa metodologia, ao contrário de outras que isolam o problema e passam rapidamente para a sua solução, engloba dois níveis: a percepção do problema e a intervenção sobre o problema, visando integrar as perspectivas dos analistas e dos agentes envolvidos. Espera-se com esse estudo, portanto, uma estruturação robusta e holística dos pontos críticos do Curso de Extensão em Implantodontia e o desenvolvimento e aplicação de ferramental de apoio para a gestão do mesmo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
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