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http://hdl.handle.net/11422/13269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Marcus Vinicius de Araújo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Daniel Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T10:59:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13269 | - |
dc.description.abstract | In the early 2000s, innovation policy began to be part of the Brazilian context of science and technology. However, being formulated from an S&T environment, this policy addressed little connection with the business environment. In this way, the financing of innovation activities from a research council can present nuances that require a critical look. This dissertation presents an overview of the evolution of the science, technology and innovation environment in Brazil, with issues being analyzed in the FAPERJ case analysis from 2007 to 2017 in the state of Rio de Janeiro. FAPERJ was created as a funding agency for scientific activities and two decades after its creation it incorporated a new board of directors to specifically take care of actions geared toward innovation. The analysis presented includes 50 notices focusing on innovation in companies and 2,217 projects contemplated during this period. An indepth analysis of these projects shows that less than 15% are projects carried out by companies and involve R&D activities. The vast majority of the proposals have the simple objective of restoring infrastructure, whether of companies or Science and Technology Institute. The conclusions reflect the strategic decisions taken by FAPERJ in financing these activities, choosing to broaden the concept of innovation to increase the reach of the policies implemented. As a result, the synergies between scientific and innovation activities blur, generating impacts on the governance of the process as a whole. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Empresas | pt_BR |
dc.title | A introdução da inovação na missão institucional da FAPERJ: uma análise de projetos de inovação financiados de 2007 a 2017 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7722873668622044 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2168843804369754 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Renault, Thiago Borges | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3066311100730283 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Édison Renato Pereira da | - |
dc.contributor.referee2 | Penna, Caetano Christophe Rosado | - |
dc.description.resumo | No início dos anos 2000, a política de inovação começou a fazer parte do contexto brasileiro de ciência e tecnologia. Por ser formulada neste ambiente, esta política mostrou pouca conexão com o meio empresarial. Dessa forma, o financiamento de atividades de inovação a partir de um conselho de pesquisa pode apresentar nuances que requerem um olhar crítico. Esta dissertação traz um panorama geral sobre a evolução do ambiente de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e contextualiza questões observadas na análise do caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro no período de 2007 a 2017, situada no Estado do Rio de Janeiro. A referida fundação foi criada como uma agência de financiamento para atividades científicas e, duas décadas após a sua criação, incorporou uma nova diretoria para cuidar especificamente de ações voltadas para a inovação. A análise apresentada traz 50 editais com foco em inovação em empresas e 2.217 projetos contemplados ao longo desse período. Em uma análise aprofundada sobre esses projetos, verifica-se que menos de 15% são projetos executados por empresas e que envolvem atividades de P&D. A imensa maioria das propostas tem como objetivo simples reposição de infraestrutura, seja de empresas seja de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Nas conclusões, são refletidas as decisões estratégicas tomadas pela fundação no financiamento destas atividades, optando por alargar o conceito de inovação para aumentar o alcance das políticas realizadas. Por consequência, as sinergias entre atividades científicas e de inovação se embaçam, gerando impactos na governança do processo como um todo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Produção |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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