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http://hdl.handle.net/11422/13270
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Doria, Francisco Antônio de Moraes Accioli | - |
dc.contributor.author | Porto, Fábio Maia | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T11:27:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13270 | - |
dc.description.abstract | The increase in the circulation of vehicles in Brazilian cities has come with the increase in the number of incidents in public streets. Some of these claims are targeted specifically at automobile drivers, such as theft of vehicles or belongings of their occupants, while others that are unrelated, such as the occurrence of shootings, but also affect drivers. Also, the formation of risk areas around well-defined points of conflict has also been growing in cities. There are many cases of drivers who enter involuntarily some streets within regions of conflict and suffer unexpected setbacks. So, the need to evaluate the quality and the risk of the available route options is increasing. Therefore, this project aims to present a process that helps the driver of the vehicle to quantify and analyze the level of risk associated with each of the options of route between the desired starting and destination points. The process begins registering the risk areas of a city, associating each of them to a risk rate for traffic time in its tracks. The curves defining the risk areas must be integrated with the roadmaps provided by the geo-referencing software used to obtain the recommended route options. So, a process is defined to, for each request of alternatives for carriage between two points of a map, usually based on the shortest travel time and / or the shortest distance; also calculate the cumulative risk in each option of suggested route, according to the risk areas crossed and the time of travel. Finally, with the weighting of distance, time and risk data of each route option received, a final quality score for each one is obtained. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Lógica Fuzzy | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grafos | pt_BR |
dc.subject | Sistema de posicionamento global | pt_BR |
dc.title | Trajeto ao menor risco – modelo de análise / avaliação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3752438139035667 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6416881403726860 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cosenza, Carlos Alberto Nunes | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Fernando Rodrigues | - |
dc.description.resumo | O aumento da circulação de veículos nas cidades brasileiras nos últimos anos vem acompanhado do crescimento dos índices de ocorrências de sinistros em vias públicas. Alguns destes sinistros envolvem diretamente motoristas de automóveis, como roubos de veículos ou dos pertences de seus ocupantes, enquanto outros, como balas perdidas, também afetam os motoristas. Vem crescendo também nas cidades a formação de áreas de risco em torno de pontos de conflito bem definidos. E não são raros os casos de motoristas que, acabam entrando involuntariamente em ruas dentro de regiões de conflito, e sofrendo revezes inesperados. Em vista disto tudo, cada vez mais cresce a necessidade de avaliar a qualidade e o risco das opções de trajeto disponíveis. Assim sendo, este projeto tem por objetivo apresentar um processo que ajude o motorista do veículo a quantificar e analisar o nível de risco associado a cada uma das opções de trajeto entre os pontos de partida e destino desejados. O processo começa pela definição das áreas de risco de uma cidade, e de uma taxa de risco por tempo de tráfego em suas vias. As curvas que definem as áreas de risco são integradas aos mapas de vias dos softwares de georreferenciamento usados para obter as opções de trajeto recomendadas. Em seguida, para cada solicitação de alternativas de trajeto, em geral baseadas no menor tempo de percurso e/ou na menor distância, é calculado o risco acumulado em cada opção de percurso sugerida, em função das áreas de risco atravessadas e do tempo de trajeto em cada uma delas. Por fim, com a ponderação dos dados de distância, tempo e risco de cada opção de trajeto recebida, obtém-se uma nota final de qualidade para cada uma delas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::TEORIA DOS GRAFOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
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