Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13277
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Leonardo Ventapane Pinto de | - |
dc.contributor.author | Teich, Luiza Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T14:28:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | TEICH, Luiza Nunes. O que se trouxe em troca do que se levou. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13277 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.title | O que se trouxe em troca do que se levou | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0827350435057957 | pt_BR |
dc.description.resumo | O projeto propõe diálogo entre imagem, memória e desenho e explora a confiança que depositamos na fotografia e em nossas lembranças enquanto registros do real. Encontra no desenho, chance de contraponto ao valor documental da fotografia e de propor um novo olhar sobre a relação de familiaridade cômoda que mantemos com nossas formas de registro. Partindo de fotografias antigas de família, o desenho surge como abordagem quase infantil de (re)descoberta da imagem. A atividade tão intuitiva e lúdica como a de traçar sobre um papel, tentando adivinhar através de sua superfície semi-transparente as silhuetas de uma imagem fotográfica, é usado como artifício de surpresa e oportunidade de devolver ingenuidade a um olhar que perscruta. Por meio deste processo, o tempo da fotografia se desdobra em tempo-desenho, como um convite à criação de novas realidades referenciais. Em um segundo momento, o retorno ao processo fotográfico análogico permite um espaço de criação no qual o próprio suporte impõe linguagem e contato. A deformação da memória pela ação do tempo e de afetos encontra corpo na postura de convivência imposta pelo gesto do desenho, enquanto este expõe a fragilidade da imagem fotográfica, ao contribuir com mais uma camada de leitura possível, diante de um novo afastamento em relação a seu referencial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LNTeich.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.