Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13292
Type: Tese
Title: Propagação de incertezas em redes Bayesianas através do Método de Monte Carlo e Lógica Fuzzy para aplicação em análises probabilísticas de segurança de centrais nucleares
Author(s)/Inventor(s): Estevão, Lilian Braga
Advisor: Frutuoso e Melo, Paulo Fernando Ferreira
Abstract: Este trabalho investiga a propagação de incertezas em Redes Bayesianas, para o Sistema de Remoção de Calor da Contenção (CHRS), com a utilização de uma modelagem híbrida, contendo o Método de Monte Carlo e a lógica fuzzy, para a propagação dos eventos utilizando a lógica booleana e o erro de ação humana, respectivamente. O CHRS possui a função de resfriar o reservatório de água que está sendo recirculado através do Sistema de Recirculação do Spray da Contenção (CSRS). O CSRS é iniciado automaticamente após um acidente de perda de refrigerante (LOCA) e junto com o CHRS encontra maneiras de remover o calor do reservatório. Os resultados obtidos através da modelagem foram satisfatórios, evidenciando a possibilidade de estimar incertezas, mesmo com escassez de dados.
Abstract: This work investigates the propagation of uncertainties in Bayesian Networks, for the Containment Heat Removal System (CHRS), using a hybrid modeling, containing the Monte Carlo Method and fuzzy logic, for the propagation of events using Boolean logic and the human error of action, respectively. CHRS has the function of cooling the water tank being recirculated through the Containment Spray Recirculation System (CSRS). CSRS starts automatically after a refrigerant loss accident (LOCA) and along with CHRS finds ways to remove heat from the reservoir. The results obtained through the modeling were satisfactory, evidencing the possibility of estimating uncertainties, even with data shortages.
Keywords: Propagação de incertezas
Redes Bayesianas
Lógica Fuzzy
Análise de risco
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NUCLEAR::TECNOLOGIA DOS REATORES
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Nuclear

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LilianBragaEstevao.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.