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dc.contributor.advisorPasqualino, Ilson Paranhos-
dc.contributor.authorLopes, Manoela Teixeira-
dc.date.accessioned2020-10-24T21:46:00Z-
dc.date.available2020-10-26T03:00:08Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13339-
dc.description.abstractThis work presents a qualitative and quantitative approach to introduce human factors aspects in the reliability and risk assessment of offshore rig operations. The qualitative part covers the task analysis and searching for potential causes of failures based on a cognitive framework. In the quantitative stage, the combined effect of factors on Human Error Probability is computed from normalized relative weights and evaluation of the called degree of compliance. The model is initially drawn by means of binary trees and subsequently converted into a Bayesian network in order to express conditional relationships between human factors and cognitive failures. The approach was applied to the scenario of rig emergency disconnection and the degree of compliance scored considering a literature review on the operational context of the Macondo well blowout. The main contributors identified for this accident were associated to organizational aspects, risk communication, attention and team collaboration that mostly affected situation awareness of the crew. To verify the model, sensitivity analyzes were performed through variations in the human factors under two extreme operating conditions and in the probability of the cognitive function failures. The results obtained allowed to validate the developed proposal.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConfiabilidade Humanapt_BR
dc.subjectEstrutura Cognitivapt_BR
dc.subjectRede Bayesianapt_BR
dc.subjectOperações com Sondaspt_BR
dc.titleHuman reliability analysis applied to rig operations using a cognitive framework and defined performance influencing factorspt_BR
dc.title.alternativeAnálise de confiabilidade humana aplicada a operações com sondas usando uma estrutura cognitiva e definição de fatores de desempenhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1808338973932778pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3173929963770934pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Frutuoso e Melo, Paulo Fernando Ferreira-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187896035778213pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marcelo Igor Lourenço de-
dc.contributor.referee2Sagrilo, Luis Volnei Sudati-
dc.contributor.referee3Lima, Gilson Brito Alves-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa para introduzir aspectos de fatores humanos na avaliação de confiabilidade e riscos de operações com sondas. A parte qualitativa compreende a análise de tarefa e a pesquisa por causas potenciais de falhas baseadas em uma estrutura cognitiva. No estágio quantitativo, o efeito combinado de fatores sobre a probabilidade de erro humano é calculado a partir de pesos relativos normalizados e avaliação do denominado grau de conformidade. O modelo é primeiramente elaborado a partir de árvores binárias e posteriormente convertido em uma rede bayesiana para expressar relações condicionais entre fatores humanos e falhas cognitivas. A abordagem foi aplicada para o cenário de desconexão de emergência de sonda e o grau de conformidade pontuado de acordo com revisão de literatura sobre o contexto operacional do blowout de Macondo. Os fatores identificados com maior contribuição para o acidente estavam associados a aspectos organizacionais, comunicação de riscos, atenção e colaboração da equipe, que majoritariamente afetaram a consciência situacional da tripulação. Para verificar o modelo, foram efetuadas análises de sensibilidade através de variações nos fatores humanos em duas condições operacionais extremas e nos valores de probabilidade de falha de funções cognitivas. Os resultados obtidos permitiram validar a proposta desenvolvida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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