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dc.contributor.authorDantas, Marcos-
dc.date.accessioned2020-11-10T20:20:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:11Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDANTAS, Marcos. Trabalho com informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capital. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2012. E-book.pt_BR
dc.identifier.isbn9788599052105pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13367-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectEconomia políticapt_BR
dc.subjectTeoria da informaçãopt_BR
dc.titleTrabalho com informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capitalpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEste livro foi escrito na primeira metade da década 1990 e complementado no verão 1999-2000. Resulta da dissertação de mestrado do seu autor, concluída em 1994, quando só os muito iniciados tinham acesso a uma internet ainda tosca, e poucos possuíam microcomputadores rodando MS-DOS. Quase ninguém, sobretudo no Brasil, falava em “sociedade da informação”. Vivia-se os tempos áureos do neoliberalismo e festejava-se o fim das “grandes narrativas”. No Brasil, as reformas cardosinas avançavam de vento em popa. Nesse ambiente inóspito, Marcos Dantas, hoje Professor Titular da UFRJ, começou a estudar, a partir do pensamento de Karl Marx, as transformações pelas quais passava o capitalismo. E intuiu que, para tanto, antes de mais nada, precisaria entender o que seria esta “informação” sobre a qual se estaria assentando a sociedade dita “pós-industrial”. O resultado é este original estudo sobre a Economia Política da Informação onde, inclusive, antecipa problemas que só nos primeiros anos do século XXI começariam a ser amplamente debatidos, como as polêmicas em torno da “propriedade intelectual” e da “pirataria”. Apesar de seu evidente pioneirismo à época, diversas editoras, talvez por isso mesmo, preferiram não publicar o livro. Marx tinha saído de moda... E novas grandes narrativas ainda não nos tinham chegado da Europa ou dos Estados Unidos para agendar nossas discussões políticas e nossa vida acadêmica. Agora graças à internet, este livro pode tornar-se disponível, socializado em e-book, pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. E sai quando o rastro de destruição social deixado pelo neoliberalismo e sua recente grande crise financeira está levando muita gente de volta a Marx. Que não mais pode ser aquele do século XIX. Escrito na última década do século XX, este livro tenta trazer Marx para o século XXI, o século do capital-informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsCFCHpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

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