Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13376
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Restrições ao uso do tabaco em domicílios com crianças de até 9 anos de idade no Brasil segundo renda e váriáveis sociodemográficas: dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), Brasil -2008
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Hannah do Nascimento
Advisor: Figueiredo, Valeska Carvalho
Abstract: A existência de normas de restrição total ao fumo do tabaco nos domicílios é um fator de proteção contra a exposição passiva dos não fumantes. As crianças formam um grupo de exposição com grandes riscos em sua saúde e vulnerabilidades. O presente estudo buscou descrever a existência de normas sobre o fumo nos domicílios brasileiros com crianças de até 9 anos em 2008 segundo variáveis sociodemográficas e econômicas, principalmente a renda. A análise foi realizada através da Pesquisa Especial de Tabagismo, subamostra da PNAD – IBGE 2008 e baseada no protocolo-padrão do Global Adult Tobacco Survey (GATS). Foram estimados os percentuais de restrição total ou parcial/nenhuma restrição ao fumo nos domicílios. Os resultados mostraram que em aproximadamente 25% dos domicílios com crianças de até 9 anos ocorria exposição à fumaça do tabaco. Foram encontradas correlações entre o menor percentual de restrição total, baixa renda e menor escolaridade. A região Nordeste apresentou os menores percentuais de restrição total em seus estados. No Brasil, não são conhecidos estudos com este mesmo delineamento, sendo, portanto, seus resultados colaboradores para a evolução do tema e de políticas de proteção à exposição passiva de crianças nos domicílios brasileiros.
Keywords: Tabaco
Poluição por fumaça de tabaco
Criança
Exposição por inalação
Exposição ambiental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Feb-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Hannah do Nascimento. Restrições ao uso do tabaco em domicílios com crianças de até 9 anos de idade no Brasil segundo renda e váriáveis sociodemográficas: dados da Pesquisa Especial De Tabagismo (PETab), Brasil -2008. 2013. 47 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HNCarvalho.pdf534.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.