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dc.contributor.advisorMartins, Tatiana da Costa-
dc.contributor.authorLeite, Jeanne de Jesus Ramos-
dc.date.accessioned2020-11-26T14:54:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLEITE, Jeanne de Jesus Ramos. Mete a colher: feminismo e violência na obra de Berna Reale. 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13401-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBerna Realept_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleMete a colher: feminismo e violência na obra de Berna Realept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0950860379522727pt_BR
dc.description.resumo“Mete a colher: Feminismo e violência na obra de Berna Reale” é um estudo sobre arte, feminismo e violência contra a mulher que busca analisar a obra da artista paraense Berna Reale, cujo trabalho aborda as diversas formas de violência que assolam a humanidade. A artista, objeto desta pesquisa, além de exercer esse ofício, também trabalha como perita criminal do Estado do Pará. As duas profissões de Reale estão bastante presentes em suas obras, nas quais ela utiliza seu próprio corpo para realizar as performances com grande apelo estético, trabalhando com o surpreendente e o perturbador. A partir de teorias multidisciplinares e trabalhos artísticos de mulheres, entende-se como a arte foi aliada do feminismo na reflexão dos estereótipos de gênero e na denúncia das diversas formas de violência sofrida pelas mulheres. Para explorar como as pautas do feminismo, incluindo a violência contra a mulher, aparecem nas obras de Berna Reale, são analisadas as performances “Rosa Púrpura” (2014) e “Frio” (2017). Berna utiliza seu próprio corpo como instrumento para questionar e propor a reflexão acerca das variáveis formas de violência em uma poética construída sob o olhar crítico da artista e da perita. Apesar de Berna não se declarar abertamente feminista, ao questionar a condição violenta a qual as mulheres estão sujeitas tanto no espaço público quanto no doméstico, como apresentado nessa pesquisa, fica evidente que “Rosa Púrpura” e “Frio” corroboram com o discurso desse movimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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