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http://hdl.handle.net/11422/13401
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.author | Leite, Jeanne de Jesus Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T14:54:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Jeanne de Jesus Ramos. Mete a colher: feminismo e violência na obra de Berna Reale. 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13401 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Berna Reale | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.title | Mete a colher: feminismo e violência na obra de Berna Reale | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0950860379522727 | pt_BR |
dc.description.resumo | “Mete a colher: Feminismo e violência na obra de Berna Reale” é um estudo sobre arte, feminismo e violência contra a mulher que busca analisar a obra da artista paraense Berna Reale, cujo trabalho aborda as diversas formas de violência que assolam a humanidade. A artista, objeto desta pesquisa, além de exercer esse ofício, também trabalha como perita criminal do Estado do Pará. As duas profissões de Reale estão bastante presentes em suas obras, nas quais ela utiliza seu próprio corpo para realizar as performances com grande apelo estético, trabalhando com o surpreendente e o perturbador. A partir de teorias multidisciplinares e trabalhos artísticos de mulheres, entende-se como a arte foi aliada do feminismo na reflexão dos estereótipos de gênero e na denúncia das diversas formas de violência sofrida pelas mulheres. Para explorar como as pautas do feminismo, incluindo a violência contra a mulher, aparecem nas obras de Berna Reale, são analisadas as performances “Rosa Púrpura” (2014) e “Frio” (2017). Berna utiliza seu próprio corpo como instrumento para questionar e propor a reflexão acerca das variáveis formas de violência em uma poética construída sob o olhar crítico da artista e da perita. Apesar de Berna não se declarar abertamente feminista, ao questionar a condição violenta a qual as mulheres estão sujeitas tanto no espaço público quanto no doméstico, como apresentado nessa pesquisa, fica evidente que “Rosa Púrpura” e “Frio” corroboram com o discurso desse movimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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