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dc.contributor.advisorMotta, Laura Maria Goretti da-
dc.contributor.authorSouza Júnior, José Geraldo de-
dc.date.accessioned2020-12-02T00:08:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:17Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13411-
dc.description.abstractThe research shows the service life of reinforcement and reconstruction solutions for flexible and semi-rigid pavements indicated in the DNIT’s Flexible Pavement Maintenance Solutions Catalog through the mechanistic-empirical dimensioning method MeDiNa. We used 13 stretches of a federal highway with different functional, structural, traffic and climatic conditions. The solutions of the DNIT’s Catalog are foreseen for 10 years of service life. The methods that gave rise to the DNIT’s Catalog, DNER-PRO 11/79 and DNER-PRO 269/94, are focused on maximum deflection. MeDiNa performs the reinforcement design of the pavement structure based on the deformability of the materials, fatigue curve of the reinforcement material and the prediction of cracking, the elasticity modules of the layers being obtained by backcalculation of the deflection basins (BackMeDiNa). It was verified that in 78% of the analyzed cases the solutions indicated by the Catalog didn’t reach the project lifetime. Of these, 84% didn’t reach acceptables conditions at 4 years, with cases of rupture in less than 1 year. The results indicate the importance of considering the elastic characteristics of pavement materials in the face of the stress and deformation conditions due to traffic and climate.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeDiNapt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectDimensionamento de reforçopt_BR
dc.titleAplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos a trechos de uma rodovia federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6503451042716161pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9214062815149767pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Deividi da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9639329922610388pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rafael Cerqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7644774454862879pt_BR
dc.description.resumoNa pesquisa verifica-se as vidas úteis de soluções de reforço e de reconstrução de pavimentos flexíveis e semi-rígidos indicadas no Catálogo de Soluções de Manutenção para Pavimentos Flexíveis do DNIT através do método de dimensionamento mecanísticoempírico MeDiNa. Utilizaram-se 13 trechos de uma rodovia federal com diferentes condições funcionais, estruturais, de tráfego e climáticas. As soluções do Catálogo do DNIT são previstas para 10 anos de vida útil. Os métodos que deram origem ao Catálogo do DNIT, DNER-PRO 11/79 e DNER-PRO 269/94, são voltados para deflexão máxima. O MeDiNa realiza o dimensionamento de reforço da estrutura do pavimento com base na deformabilidade dos materiais, curva de fadiga do material do reforço e na previsão de trincamento, sendo os módulos de elasticidade das camadas obtidos por retroanálise das bacias de deflexão (BackMeDiNa). Verificou-se que em 78% dos casos analisados as soluções indicadas pelo Catálogo não atingiram a vida útil de projeto. Destes, 84% não alcançaram condições aceitáveis aos 4 anos, havendo casos de ruptura em menos de 1 ano. Os resultados indicam a importância da consideração das características elásticas dos materiais dos pavimentos frente ao estado de tensões e deformações decorrentes do tráfego e clima.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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