Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/13411
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Motta, Laura Maria Goretti da | - |
dc.contributor.author | Souza Júnior, José Geraldo de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T00:08:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13411 | - |
dc.description.abstract | The research shows the service life of reinforcement and reconstruction solutions for flexible and semi-rigid pavements indicated in the DNIT’s Flexible Pavement Maintenance Solutions Catalog through the mechanistic-empirical dimensioning method MeDiNa. We used 13 stretches of a federal highway with different functional, structural, traffic and climatic conditions. The solutions of the DNIT’s Catalog are foreseen for 10 years of service life. The methods that gave rise to the DNIT’s Catalog, DNER-PRO 11/79 and DNER-PRO 269/94, are focused on maximum deflection. MeDiNa performs the reinforcement design of the pavement structure based on the deformability of the materials, fatigue curve of the reinforcement material and the prediction of cracking, the elasticity modules of the layers being obtained by backcalculation of the deflection basins (BackMeDiNa). It was verified that in 78% of the analyzed cases the solutions indicated by the Catalog didn’t reach the project lifetime. Of these, 84% didn’t reach acceptables conditions at 4 years, with cases of rupture in less than 1 year. The results indicate the importance of considering the elastic characteristics of pavement materials in the face of the stress and deformation conditions due to traffic and climate. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MeDiNa | pt_BR |
dc.subject | Retroanálise | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento de reforço | pt_BR |
dc.title | Aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos a trechos de uma rodovia federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6503451042716161 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9214062815149767 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Deividi da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9639329922610388 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rafael Cerqueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7644774454862879 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na pesquisa verifica-se as vidas úteis de soluções de reforço e de reconstrução de pavimentos flexíveis e semi-rígidos indicadas no Catálogo de Soluções de Manutenção para Pavimentos Flexíveis do DNIT através do método de dimensionamento mecanísticoempírico MeDiNa. Utilizaram-se 13 trechos de uma rodovia federal com diferentes condições funcionais, estruturais, de tráfego e climáticas. As soluções do Catálogo do DNIT são previstas para 10 anos de vida útil. Os métodos que deram origem ao Catálogo do DNIT, DNER-PRO 11/79 e DNER-PRO 269/94, são voltados para deflexão máxima. O MeDiNa realiza o dimensionamento de reforço da estrutura do pavimento com base na deformabilidade dos materiais, curva de fadiga do material do reforço e na previsão de trincamento, sendo os módulos de elasticidade das camadas obtidos por retroanálise das bacias de deflexão (BackMeDiNa). Verificou-se que em 78% dos casos analisados as soluções indicadas pelo Catálogo não atingiram a vida útil de projeto. Destes, 84% não alcançaram condições aceitáveis aos 4 anos, havendo casos de ruptura em menos de 1 ano. Os resultados indicam a importância da consideração das características elásticas dos materiais dos pavimentos frente ao estado de tensões e deformações decorrentes do tráfego e clima. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoseGeraldoDeSouzaJunior.pdf | 8.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.