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dc.contributor.advisorEbecken, Nelson Francisco Favilla-
dc.contributor.authorCarvalho, Leandro da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-02T00:43:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:17Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13422-
dc.description.abstractThis work aims to present the creation of a new model, called RFMP (Recency – Frequency – Monetary – Profitability), as an alternative to the traditional RFM model to evaluate whether the inclusion of a new parameter P – associated with customer profitability – will have any impact on targeting a client database from an e-commerce site. Additionally, a new classification methodology was proposed to increase the confidence level of the generated models and improve the assertiveness between the clusters and their respective contents, instead of the traditional form used. Besides, it was also recommended to create three new measurement indices in order to overcome the lack of existing indicators capable of determining the consistency and quality of the clusters and models produced. All of this was accomplished through an empirical study, done using a machine learning platform from a cloud computing environment. Finally, with the results obtained, it was possible to demonstrate that there was a direct impact on the formation of the clusters produced, since the customer groups were differentiated not only by the monetary value, but also from their respective profitability, which allowed to determine that customers with the highest monetary values were not always the most profitable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos RFMPpt_BR
dc.subjectAprendizado computacionalpt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectModelos RFMpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectClassificação não supervisionadapt_BR
dc.titleUma nova abordagem para a criação de perfis de clientes rentáveis utilizando machine learning em ambiente de cloud computingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2703716951709834pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3388620746150027pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Beatriz Souza Leite Pirez de-
dc.contributor.referee2Evsukoff, Alexandre Gonçalvez-
dc.contributor.referee3Barbosa, Hélio José Corrêa-
dc.contributor.referee4Fernandes, Elton-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar a criação de um novo modelo, denominado RFMP (Recency – Frequency – Monetary – Profitability), como alternativa ao tradicional modelo RFM. O propósito é avaliar se a inclusão de um novo parâmetro P (da palavra inglesa Profitability), associado à lucratividade dos consumidores, trará algum impacto na segmentação de uma base de clientes de um site de e-commerce. Adicionalmente, uma nova metodologia de classificação foi proposta – em substituição à forma tradicional utilizada – para aumentar o grau de confiança dos modelos gerados e melhorar a assertividade entre os clusters e seus respectivos conteúdos. Além disso, foi recomendada também a criação de três novos índices de mensuração para suprir a ausência de indicadores capazes de determinar a consistência e a qualidade dos clusters e modelos produzidos. Tudo isso foi realizado através de um estudo empírico, feito com o uso de uma plataforma de aprendizado de máquina a partir de um ambiente computacional em nuvem. Por fim, com os resultados obtidos, foi possível evidenciar que houve um impacto direto na formação dos clusters gerados, pois os grupos de clientes foram diferenciados não só pelo valor monetário, mas como também a partir das suas respectivas rentabilidades, o que permitiu constatar que nem sempre os clientes com os maiores valores monetários eram de fato os mais lucrativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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