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dc.contributor.advisorRossetto, Silvana-
dc.contributor.authorMeurer, Bruno Belenda-
dc.date.accessioned2020-12-08T20:43:29Z-
dc.date.available2020-12-10T03:00:08Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13430-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemas N-Corpospt_BR
dc.subjectAlgoritmos para processamentopt_BR
dc.subjectUnidades de processamento gráficopt_BR
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.titleImplementação paralela do algoritmo Barnes-Hut para simulação do problema N-Corpos usando um número arbitrário de GPU’spt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0054098292730720pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0861185683270681pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gabriel Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636301961155552pt_BR
dc.contributor.referee2Valério, Juliana Vianna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094932502443475pt_BR
dc.description.resumoO problema N-corpos é o problema referente à previsão do comportamento de corpos individuais dentro de um sistema dinâmico onde todos os corpos interagem entre si. Ele aparece em diferentes áreas de estudo, desde a simulação das interações entre corpos de gigantesca escala, como corpos celestes (planetas, estrelas, galáxias), até escalas microscópicas como pequenas partículas. Trata-se de um problema que normalmente requer grande esforço computacional para ser resolvido e, devido a isso, diversos algoritmos foram desenvolvidos ao longo dos anos para reduzir o tempo de processamento necessário. Entre eles está o algoritmo de Barnes-Hut, que realiza aproximações dos corpos que estão sendo calculados de modo a agrupá-los e minimizar os cálculos realizados. Nos últimos anos, com a disponibilização das unidades de processamento gráfico (GPUs) para execução paralela de algoritmos de propósito geral, várias soluções de paralelização do problema de N-Corpos foram propostas para essa nova plataforma. Neste trabalho, estendemos uma implementação paralela do algoritmo de Barnes-Hut para GPU, permitindo o uso de um número arbitrário de GPU’s. Avaliamos o comportamento do programa a cada GPU que adicionamos, testando com até 4 GPU’s simultaneamente. Observamos que os resultados positivos obtidos estão de acordo com nossas expectativas, onde identificamos que a aceleração inicialmente se aproxima do máximo teórico, porém, à medida que se aumenta o número de GPU’s, o custo de gerenciamento cresce, reduzindo o ganho de aceleração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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