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http://hdl.handle.net/11422/13430
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rossetto, Silvana | - |
dc.contributor.author | Meurer, Bruno Belenda | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-08T20:43:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13430 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Problemas de n-corpos | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos para processamento | pt_BR |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.title | Implementação paralela do algoritmo Barnes-Hut para simulação do problema N-Corpos usando um número arbitrário de GPU’s | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0054098292730720 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0861185683270681 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Gabriel Pereira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8636301961155552 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valério, Juliana Vianna | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7094932502443475 | pt_BR |
dc.description.resumo | O problema N-corpos é o problema referente à previsão do comportamento de corpos individuais dentro de um sistema dinâmico onde todos os corpos interagem entre si. Ele aparece em diferentes áreas de estudo, desde a simulação das interações entre corpos de gigantesca escala, como corpos celestes (planetas, estrelas, galáxias), até escalas microscópicas como pequenas partículas. Trata-se de um problema que normalmente requer grande esforço computacional para ser resolvido e, devido a isso, diversos algoritmos foram desenvolvidos ao longo dos anos para reduzir o tempo de processamento necessário. Entre eles está o algoritmo de Barnes-Hut, que realiza aproximações dos corpos que estão sendo calculados de modo a agrupá-los e minimizar os cálculos realizados. Nos últimos anos, com a disponibilização das unidades de processamento gráfico (GPUs) para execução paralela de algoritmos de propósito geral, várias soluções de paralelização do problema de N-Corpos foram propostas para essa nova plataforma. Neste trabalho, estendemos uma implementação paralela do algoritmo de Barnes-Hut para GPU, permitindo o uso de um número arbitrário de GPU’s. Avaliamos o comportamento do programa a cada GPU que adicionamos, testando com até 4 GPU’s simultaneamente. Observamos que os resultados positivos obtidos estão de acordo com nossas expectativas, onde identificamos que a aceleração inicialmente se aproxima do máximo teórico, porém, à medida que se aumenta o número de GPU’s, o custo de gerenciamento cresce, reduzindo o ganho de aceleração. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::ANALISE DE ALGORITMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
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