Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1344
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freire Filho, João | - |
dc.contributor.author | Curi, Pedro Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-03T12:28:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:32Z | - |
dc.date.issued | 2005-07-07 | - |
dc.identifier.citation | CURI, Pedro Peixoto. Luz, câmera e a ação dos fãs: fan films e produção cultural. 2005. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1344 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | cultura e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.title | Luz, câmera e a ação dos fãs: fan films e produção cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tucherman, Ieda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2710906080404292 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fragozo, Fernando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Paiva, Raquel | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1075305856036847 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os fan films podem ser considerados o ponto máximo da produção cultural dos fãs e servem de base para a análise da tietagem e suas relações. Com o aperfeiçoamento da tecnologia e o acesso a equipamentos mais baratos e novos meios produtivos, os fãs puderam ultrapassar os limites do papel e levar produções elaboradas a cada vez mais gente. Aos poucos, os fan films ganham espaço e um público maior. Fãs que não encontram, no mercado oficial, tudo aquilo que desejam, têm a possibilidade, ao produzir esses filmes, de tornar real aquilo que gostariam que a Indústria Cultural fizesse por eles. O presente trabalho mostra como o fã foi encarado através dos anos, no discurso acadêmico e do senso comum, e como deixou de ser apontado como um indivíduo obsessivo e histérico que recebia, de forma passiva, tudo aquilo que a Indústria Cultural oferecesse e passou a ser visto como um consumidor ativo e produtor de objetos culturais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.