Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMenezes, Maria Norma de-
dc.contributor.authorRocha, Raykar do Amaral-
dc.date.accessioned2020-12-17T15:29:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:19Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationROCHA, Raykar do Amaral. Achados no Porto: do design para uma emergência ao design para a “nova normalidade” projeto de comunicação visual e design de serviços em prol das pessoas sozinhas da cidade do Porto, Portugal. 2020. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13461-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectDesign de serviçopt_BR
dc.subjectInovação socialpt_BR
dc.subjectSustentabilidade relacionalpt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.titleAchados no Porto: do design para uma emergência ao design para a “nova normalidade” projeto de comunicação visual e design de serviços em prol das pessoas sozinhas da cidade do Porto, Portugalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1701599729231219pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma monografia apresentada ao curso de Comunicação Visual Design sob o título Achados no Porto: Do Design para uma emergência ao Design para a “nova normalidade”. Projeto de comunicação visual e design de serviços em prol das pessoas sozinhas da Cidade do Porto, Portugal , com o objetivo de obtenção do grau de bacharel em Comunicação Visual. A monografia aborda o tema Design de Serviços e da Inovação Social sob a égide da Comunicação Visual para gerar valor ao desenvolvimento de solução para o desafio posto pela Câmara Municipal do Porto: tornar as pessoas sozinhas da cidade do Porto felizes no contexto da pandemia de Coronavírus. O objetivo foi desenvolver um serviço que potencialize a qualidade relacional nas trocas interpessoais cotidianas entre o público abordado, pessoas com estilo de vida solitário que foge aos modelos tradicionais de convivência. O serviço é mediado por aparatos da comunicação visual que facilitem sua implementação no contexto da cidade do Porto por meio de um sistema de Identidade Visual para estabelecer os seus pontos de contato. Foram usadas ferramentas e atividades de Design de Serviço para pesquisa de público e elaboração de estratégia, prototipação e experimentação da inovação proposta à cidade, assim como conceitos e aporte filosófico sobre sustentabilidade. Este projeto é apoiado teoricamente em definições acerca do que constitui felicidade, a potencialidade de geração de valor por serviços relacionais e culturas rizomáticas que visam a sustentabilidade dos sistemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RARocha.pdf6.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.