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dc.contributor.advisorBelchior, Carlos Rodrigues Pereira-
dc.contributor.authorAquino Júnior, Airton Patricio de-
dc.date.accessioned2021-01-05T20:52:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:20Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13486-
dc.description.abstractEnvironmental monitoring organizations now set strict criteria for combating atmospheric pollution, which must be met by consumers of fossil fuels. These criteria aim to minimize the action of products from the burning of fuels to nature. The present work aims to present a computational tool capable of estimating the concentrations of the gases produced during the combustion of diesel fuel mixtures with biofuel. For this, the coupling of a two-zone thermodynamic model proposed by HEIDER (1996) to the onedimensional, quasi-static thermodynamic simulation model proposed by CLUME (2018) is used, and to determine product concentrations, the methodologies of equilibrium and chemical kinetics. Finally, in order to calibrate the model developed with experimental data, the Leverberg-Marquardt optimization method was used to determine the adjustment coefficients. The final difference between experimental and corrected values was minimized under the conditions of 1500 and 2000 rpm for all fuel biofuel contents, validating the model under these conditions for CO2 and NOx gases. With respect to CO, the proposed coefficients of adjustment need to be improved.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulação termodinâmicapt_BR
dc.subjectMotores dieselpt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectFluxo dos gasespt_BR
dc.titleSimulação numérica da formação de produtos da combustão utilizando óleo diesel misturado com biocombustívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8091332098267545pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3928960591392763pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Luiz Antônio Vaz-
dc.contributor.referee2Monteiro, Ulisses Ademar Barbosa Vicente-
dc.description.resumoAtualmente as organizações fiscalizadoras do meio ambiente estabelecem critérios rígidos de combate à poluição atmosférica, os quais devem ser cumpridos por consumidores de combustíveis fósseis. Esses critérios visam minimizar a ação dos produtos provenientes da queima de combustíveis à natureza. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma ferramenta computacional capaz de estimar as concentrações dos gases produzidos durante a combustão de misturas de óleo diesel (OD) com biocombustível. Para tanto, é utilizado o acoplamento de um modelo termodinâmico de duas zonas proposto por HEIDER (1996) ao modelo de simulação termodinâmica unidimensional, quase-estática, proposto por CLUME (2018), e para determinar as concentrações dos produtos são adotadas as metodologias de equilíbrio e cinética química. Finalmente, a fim de calibrar o modelo desenvolvido com dados experimentais, foi utilizado o método de otimização de Leverberg-Marquardt para determinar os coeficientes de ajuste. A diferença final entre valores experimentais e corrigidos foi minimizada nas condições de 1500 e 2000 rpm para todos os teores de bicombustível na mistura combustível validando o modelo nessas condições para os gases CO2 e NOx. Com relação ao CO os coeficientes de ajustes propostos necessitam ser aprimorados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::MOTOR DE PROPULSAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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