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dc.contributor.advisorRosman, Paulo Cesar Colonna-
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Amado Garcia-
dc.date.accessioned2021-01-08T02:01:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:20Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13489-
dc.description.abstractNumerical Models are tools frequently used to study nearshore processes. Several strategies are employed by the various modelling systems to represent the longshore and cross-shore sediment transport in the surf zone. The calibration of these models is a challenge, especially for the case of beach profile evolution models. This work presents a 2DH coastal morphodynamic model for use in Engineering problems. This model consists of the coupling between a model of longshore transport model, already well established and based on the formula of Van Rijn (2007), and cross-shore transport model, which is based on the Kriebel & Dean (1984) formula and is the main subject here studied. The Kriebel & Dean (1984) formula provides the solid discharge, for a given sediment, from the knowledge of the water column at each point of the surf zone, of which values are previously calculated with a hydrodynamic model coupled with a wave model. The model was validated with results of physical model and tested for beach morphodynamics simulation of typical Coastal Engineering problems. One also presents a methodology for prescribing adequate boundary conditions in the open boundaries of coastal hydrodynamic models.en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos litorâneospt_BR
dc.subjectZona de arrebentaçãopt_BR
dc.subjectTransporte transversalpt_BR
dc.subjectModelo morfodinâmicopt_BR
dc.titleModelo morfodinâmico com transporte litorâneo longitudinal e transversal para aplicações de engenhariapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6875102654106164pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1176144797576689pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gallo, Marcos Nicolás-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8448978289225440pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Claudio Freitas-
dc.contributor.referee2Lins de Barros, Flavia Moraes-
dc.contributor.referee3Guerra, Josefa Varela-
dc.description.resumoModelos numéricos são ferramentas utilizadas com frequência no estudo de processos litorâneos. Diferentes estratégias são empregadas pelos variados sistemas de modelagem para representação do transporte de sedimentos nas direções longitudinal e transversal à zona de arrebentação. A calibração destes modelos é um desafio, especialmente para o caso de modelos de evolução de perfis de praia. Este trabalho apresenta um modelo morfodinâmico costeiro 2DH para uso em problemas de Engenharia. Tal modelo consiste no acoplamento entre um modelo de transporte longitudinal, já bem estabelecido e baseado na fórmula de Van Rijn (2007), e um modelo de transporte transversal, que se baseia na fórmula de Kriebel Dean (1984) e é o principal objeto aqui estudado. Esta última fórmula fornece a descarga sólida, para um dado sedimento, a partir da coluna de água em cada ponto da zona de arrebentação, cujos valores são previamente calculados com um modelo hidrodinâmico acoplado a um modelo de propagação de ondas. Introduziu-se ainda um novo coeficiente na fórmula de Kriebel & Dean (1984), que permitiu uma melhor calibração da direção do transporte transversal. O modelo foi validado frente a resultados de modelo físico e testado para simulação de morfodinâmica praial para problemas típicos de Engenharia Costeira. Apresenta-se ainda uma metodologia para prescrição de condições de contorno adequadas em fronteiras abertas de modelos hidrodinâmicos costeiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::HIDRODINAMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEANICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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