Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13492
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Programa patentes verdes: análise do programa como instrumento de fomento de tecnologias verdes e como instrumento no combate ao backlog
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Ana Carolina Almeida de
Advisor: Freire, Estevão
Abstract: No cenário atual de mudanças climáticas, torna-se premente a necessidade crescente de novos produtos e métodos de produção mais sustentáveis. O Programa Patentes Verdes, iniciado em 2012 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), possuía o objetivo de acelerar os pedidos de patente com temática ambiental contribuindo tanto para a difusão de novas ferramentas e tecnologias, quanto para auxiliar no combate ao backlog, que acompanha o INPI nos últimos anos, sendo um grande fator de falta de estímulo do uso do sistema patentário no Brasil. Neste trabalho foi analisado o papel das patentes de tecnologias verdes como um objeto de fomento para a difusão de tais tecnologias. O presente trabalho buscou analisar como o referido programa influencia a difusão de tecnologias verdes e sustentáveis, bem como sua participação no atual combate ao backlog de pedidos de patentes no INPI, analisando os dados de documentos de patentes participantes do Programa Patentes Verdes, referentes aos requerentes, país de origem, status dos documentos. Além disso, o trabalho buscou identificar os principais entraves do referido Programa, tais como a limitação das categorias aceitáveis como tecnologias verdes no Brasil, a padronização deficiente dos requerimentos obrigatórios entre os diferentes escritórios nacionais, além de estratégias mais vantajosas para a concessão de uma patente. Os dados anuais fornecidos pelo INPI, mostraram que o Programa Patentes Verdes não apresenta participação determinante no combate ao backlog, porém pode ser uma ferramenta importante no estímulo às novas tecnologias que visam em uma convivência mais harmônica entre o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, desde que ajustes sejam realizados de maneira ampla, envolvendo uma parceria dos escritórios de propriedade industrial dos mais diversos países.
Keywords: Sustentabilidade
Programa Patentes Verdes
Patentes
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Ana Carolina Almeida de. Programa patentes verdes: análise do programa como instrumento de fomento e como instrumento no combate ao backlog. 2020. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACACarvalho.pdf540.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.