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http://hdl.handle.net/11422/13495
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mehl, Ana | - |
dc.contributor.author | Pereira, Flavio Fortes | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-08T18:56:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Flavio Fortes. Avaliação do consumo de nitrogênio do sistema de transporte pneumático de uma unidade de polipropileno. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13495 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte pneumático | pt_BR |
dc.subject | Controle e avaliação de processos | pt_BR |
dc.subject | Polipropileno | pt_BR |
dc.title | Avaliação do consumo de nitrogênio do sistema de transporte pneumático de uma unidade de polipropileno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6704067583523167 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5818764434747387 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6669992155373315 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Tatiana Felix | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9305189616403797 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Francisco, Flavio da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2215168284347755 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os problemas envolvendo fenômenos de transporte, especialmente os relacionados ao transporte pneumático, são comuns dentro da indústria petroquímica. Isso ocorre devido à complexidade dos processos, às falhas em sistemas de controle e a crescente demanda por aumento de produção. Os fluidos percorrem obstáculos hidráulicos, como equipamentos e válvulas, onde o fluxo dependerá diretamente do percentual de abertura. Além disso, o transporte pneumático é influenciado pela pressão do sistema e pelo teor de hidrocarbonetos. Por fim, as diferentes estratégias de controle e avaliação de processos são fundamentais para que haja redução do consumo de gás no sistema de transporte. Neste trabalho, identificou-se uma perda contínua de nitrogênio para atmosfera em um sistema de transporte pneumático de uma fábrica de polipropileno e realizou-se um estudo para reduzir esse consumo. Observou-se também a relação entre pressão do sistema e teor de hidrocarbonetos do pó com a vazão de nitrogênio perdida para a atmosfera. Os cálculos e análises foram feitos da equação de Darcy para cálculo de vazão através de válvulas e utilizou-se a metodologia DMAIC – Six Sigma para desenvolvimento do projeto. Os resultados mostram que não há variação acentuada da pressão do sistema de transporte pneumático e do teor de hidrocarbonetos, quando se envia mais nitrogênio para a atmosfera. A quantidade perdida, no entanto, é significativa, impactando no custo de insumos da fábrica. Com a fase 1 do projeto, o consumo de nitrogênio no sistema de transporte pneumático apresentou uma redução de 18,78 % ao se reduzir a abertura da válvula para campanhas de polímeros com adição de eteno. Na fase 2 do projeto, a redução no consumo de nitrogênio no sistema de transporte pneumático foi de 87,60 % ao se alterar a estratégia de controle utilizada. Isso sem que houvesse prejuízos à segurança de processos. Em suma, avalia-se ser possível reduzir o envio de nitrogênio para a atmosfera. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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