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dc.contributor.advisorMehl, Ana-
dc.contributor.authorPereira, Flavio Fortes-
dc.date.accessioned2021-01-08T18:56:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:20Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Flavio Fortes. Avaliação do consumo de nitrogênio do sistema de transporte pneumático de uma unidade de polipropileno. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13495-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte pneumáticopt_BR
dc.subjectControle e avaliação de processospt_BR
dc.subjectPolipropilenopt_BR
dc.titleAvaliação do consumo de nitrogênio do sistema de transporte pneumático de uma unidade de polipropilenopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6704067583523167pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5818764434747387pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6669992155373315pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Tatiana Felix-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305189616403797pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco, Flavio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2215168284347755pt_BR
dc.description.resumoOs problemas envolvendo fenômenos de transporte, especialmente os relacionados ao transporte pneumático, são comuns dentro da indústria petroquímica. Isso ocorre devido à complexidade dos processos, às falhas em sistemas de controle e a crescente demanda por aumento de produção. Os fluidos percorrem obstáculos hidráulicos, como equipamentos e válvulas, onde o fluxo dependerá diretamente do percentual de abertura. Além disso, o transporte pneumático é influenciado pela pressão do sistema e pelo teor de hidrocarbonetos. Por fim, as diferentes estratégias de controle e avaliação de processos são fundamentais para que haja redução do consumo de gás no sistema de transporte. Neste trabalho, identificou-se uma perda contínua de nitrogênio para atmosfera em um sistema de transporte pneumático de uma fábrica de polipropileno e realizou-se um estudo para reduzir esse consumo. Observou-se também a relação entre pressão do sistema e teor de hidrocarbonetos do pó com a vazão de nitrogênio perdida para a atmosfera. Os cálculos e análises foram feitos da equação de Darcy para cálculo de vazão através de válvulas e utilizou-se a metodologia DMAIC – Six Sigma para desenvolvimento do projeto. Os resultados mostram que não há variação acentuada da pressão do sistema de transporte pneumático e do teor de hidrocarbonetos, quando se envia mais nitrogênio para a atmosfera. A quantidade perdida, no entanto, é significativa, impactando no custo de insumos da fábrica. Com a fase 1 do projeto, o consumo de nitrogênio no sistema de transporte pneumático apresentou uma redução de 18,78 % ao se reduzir a abertura da válvula para campanhas de polímeros com adição de eteno. Na fase 2 do projeto, a redução no consumo de nitrogênio no sistema de transporte pneumático foi de 87,60 % ao se alterar a estratégia de controle utilizada. Isso sem que houvesse prejuízos à segurança de processos. Em suma, avalia-se ser possível reduzir o envio de nitrogênio para a atmosfera.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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