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http://hdl.handle.net/11422/13525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro | - |
dc.contributor.author | Diaz, Diego Alejandro Godoy | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T20:23:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13525 | - |
dc.description.abstract | The choice of the excitation signal is an important step in any identification procedure of rotating machinery. There are applications where the total experiment time, as well as the shaft displacement are boundary conditions which have to be taken into account before performing the test. Thus, the excitation signal used in the actuator must be such that there is an adequate distribution of the energy applied into the system, complying the aforementioned restrictions. In this thesis, a comparisson between the dynamic parameters of annular seals and bearings obtained using several excitation signals is made. Modified multisine signals produced by means of iterative algorithms, which reduce their crest factor and therefore improve the input Signal-to-noise ratio, are also included in this work. Two small-scale test rigs with electromagnetic actuators, developed in the Acoustics and Vibration Laboratory of the Federal University of Rio de Janeiro, were used to perform the experimental tests. It can be observed from the obtained results a noteworthy reduction of the variances when modified multisine signals are used, if compared with the traditional swept or white noise signals | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sinais de excitação | pt_BR |
dc.subject | Identificação de parâmetros dinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Atuador eletromagnético | pt_BR |
dc.title | Metodologia de excitação para identificação de parâmetros dinâmicos de selos anulares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5018072793043957 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5834013163499929 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ritto, Thiago Gamboa | - |
dc.contributor.referee2 | Castello, Daniel Alves | - |
dc.contributor.referee3 | Santisteban Larrea, José Andrés | - |
dc.contributor.referee4 | Dedin, Katia Lucchesi Cavalca | - |
dc.description.resumo | A escolha do sinal de excitação desempenha um papel importante em qualquer procedimento de identificação de parâmetros em máquinas rotativas. Existem aplicações cujo tempo total de experimento, como também o deslocamento do eixo permitido são condições que devem ser levadas em conta na preparação dos ensaios. Portanto, o sinal de excitação aplicado no atuador deve ser de tal maneira que haja uma adequada distribuição da energia aplicada no sistema, respeitando as limitações anteriormente mencionadas. Nesta tese é apresentada uma comparação entre os coeficientes equivalentes de selos anulares e mancais obtidos mediante distintos sinais de excitação, incluindo sinais multitônicos modificados, construídos a partir de algoritmos iterativos que reduzem o fator de crista do sinal, e que permitem aumentar a razão sinal-ruído nas medições, diminuindo as incertezas dos coeficientes obtidos nos ensaios. Para isso, duas bancadas de pequeno porte, desenvolvidas no Laboratório de Acústica e Vibrações da UFRJ, cuja excitação é aplicada por meio de atuadores eletromagnéticos, foram empregadas para realizar os respectivos ensaios. A partir dos resultados obtidos nessas bancadas, é possível observar a redução das variâncias dos coeficientes quando sinais multitônicos modificados são empregados, se comparado com as obtidas usando sinais tipo varredura em frequência ou ruído branco. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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