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dc.contributor.advisorWanderley, Juan Bautista Villa-
dc.contributor.authorSilva, Thiago Santos Freitas Castro-
dc.date.accessioned2021-01-22T00:29:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:22Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13557-
dc.description.abstractThe effects of Vortex Induced Vibration (VIV) have great importance in several areas of Engineering. In oil exploration, for example, risers are structures commonly subject to this type of phenomenon and can suffer damage due to the oscillations caused by it. Vortex Induced Vibration of a rigid circular cylinder elastically mounted with one degree of freedom was studied and the drag and lift coefficients, frequency, amplitude and phase angle responses, were obtained for a reduced velocity range of 2 to 12. The numerical solution for the three-dimensional, slightly compressible Navier-Stokes equations was obtained using the Finite Volume Method and Large Eddy Simulation. The 3rd order Runge-Kutta method was used to perform the march in time. A curvilinear mesh, body fitted with 8 million knots was used in the simulations. Although the maximum response amplitude obtained was lower than expected, the present work was able to successfully capture the lock-in frequency, the phase angle change with the increase in reduced velocity and the 2S and 2P vortex shedding modes, besides allowing the visualization of the three-dimensional swirling wake and its properties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVibração Induzida por vórtices.pt_BR
dc.subjectEscoamento ao redor de cilindro.pt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidos computacional.pt_BR
dc.subjectSimulação direta das grandes escalas da turbulência.pt_BR
dc.titleEstudo tridimensional da vibração induzida por vórtices sobre um cilindro rígido elasticamente apoiado através da solução numérica das equações de Navier-Stokespt_BR
dc.title.alternativeA three-dimensional study of vortex-induced vibration on an elastically mounted rigid cylinder through the numerical solution of Navier-Stokes equationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7921067616075122pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5520229392809167pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee2Ellwanger, Gilberto Bruno-
dc.contributor.referee3Couto, Paulo-
dc.description.resumoOs efeitos da Vibração Induzida por Vórtices (VIV) tem grande importância em diversas áreas da Engenharia. Na exploração de petróleo, por exemplo, os risers são estruturas comumente sujeitas a este tipo de fenômeno e podem sofrer danos devido às oscilações causadas por ele. A Vibração Induzida por Vórtices em um cilindro circular rígido elasticamente montado com um grau de liberdade foi estudada e os coeficientes de arrasto e sustentação, além das respostas em frequência, amplitude e ângulo de fase, foram obtidas para uma faixa de velocidade reduzida de 2 a 12. A solução numérica para as equações de Navier-Stokes levemente compressíveis em três dimensões foi obtida através do Método dos Volumes Finitos e da Simulação das Grandes Escalas da Turbulência (Large Eddy Simulation) e o método de Runge-Kutta de 3ª Ordem foi utilizado para realizar a marcha no tempo. Uma malha curvilínea, body fitted com 8 milhões de nós foi utilizada nas simulações. Apesar da amplitude máxima de resposta obtida ter sido menor do que a esperada, o presente trabalho conseguiu capturar com sucesso a frequência de lock-in, a mudança do ângulo de fase com o aumento da velocidade reduzida e os modos de liberação de vórtices, 2S e 2P, além de possibilitar a visualização da esteira turbilhonar tridimensional e suas propriedades através das simulações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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