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dc.contributor.advisorRovere, Emílio Lèbre La-
dc.contributor.authorToledo, André Luiz Lopes-
dc.date.accessioned2021-02-05T15:40:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:24Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13624-
dc.description.abstractThis study aims to identify the status of greenhouse gas (GHG) emissions from urban transport of a medium size city in Brazil - Natal / RN - identifying subsectors with the highest emissions and presenting proposals for mitigation of GHG emissions and of air pollutants, through mitigation scenarios and public policy proposals. Based on data from urban road and rail mobility and the Urban Mobility Plan (PlanMob) of the City of Natal, based on the methodology of the Global Protocol for Greenhouse Gas Emissions Inventory of Community Scale (GPC) of the Intergovernmental Panel on Changes (IPCC) and the creation of scenarios for up to 10 subsequent years, it is possible to verify that individual motorized transport accounts for 60% of the total emissions of the urban transport sector, with the highest amount of equivalent emissions of carbon dioxide (CO2eq) per passenger between all forms of mobility. It was verified that the urban mobility planning of the municipal government (PlanMob) departs from the National Urban Mobility Policy (PNMU), substantially increasing GHG emissions in the scenarios considered for 2020 and 2025. Mitigation scenarios integrating electrified public transport and non-motorized transport solutions present a reduction of GHG emissions of around 5% and a reduction of 7.5% of Particulate Matter (PM) in 2025, in relation to the reference scenario. Data surveys and studies are suggested for the adoption of several other mitigation actions identified with a much more significant potential to reduce GHG emissions and urban air pollutants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectEmissõespt_BR
dc.subjectEmissões de carbonopt_BR
dc.titleEmissões de gases de efeito estufa da mobilidade urbana: o caso de Natalpt_BR
dc.title.alternativeGreenhouse gas emissions from urban mobility: the case of Natalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6470299686136609pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3678562016213189pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Silva, Neilton Fidelis da-
dc.contributor.referee3Pereira, Marcio Giannini-
dc.contributor.referee4Pinheiro, Ricardo Ferreira-
dc.contributor.referee5Araújo, Renato Samuel Barbosa de-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar o status das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes do transporte urbano de uma cidade de porte médio no Brasil – Natal/RN - identificando subsetores de maior emissão e apresentando proposições de mitigação de emissões de GEE e de poluentes atmosféricos, através de cenários de mitigação e de propostas de políticas públicas. A partir de dados de mobilidade urbana rodoviária e ferroviária e do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da Cidade de Natal, com base na metodologia Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Escala Comunitária (GPC) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e a criação de cenários para até 10 anos subsequentes, é possível verificar que o transporte individual motorizado responde por 60% das emissões totais do setor de transporte urbano, com a maior quantidade de emissões equivalentes de dióxido de carbono (CO2eq) por passageiro entre todas as formas de mobilidade . Verificou-se que o planejamento de mobilidade urbana do governo municipal (PlanMob) se afasta da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), aumentando substancialmente as emissões de GEE nos cenários considerados para 2020 e 2025. Cenários de mitigação integrando transporte público eletrificado e soluções de transporte não-motorizadas apresentam redução das emissões de GEE de cerca de 5% e redução de 7,5% de Material Particulado (PM) em 2025, em relação ao cenário de referência. São sugeridos levantamentos de dados e estudos para adoção de várias outras ações de mitigação identificadas com potencial bem mais expressivo de redução de emissões de GEE e de poluentes atmosféricos urbanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Planejamento Energético

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