Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13626
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise técnica e econômica da produção de solketal, éteres terc-butílicos e éteres etílicos a partir do glicerol
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Mariana Bittencourt
Advisor: Cavalcante, Raquel Massad
Co-advisor: Young, André Ferreira
Abstract: Desde 2005 o governo brasileiro estimula a produção de biodiesel nacional a partir da promulgação de leis que instituem um percentual mínimo de adição de biodiesel ao óleo diesel. Com isso, aumentou-se não só a geração do biocombustível, mas também a produção de glicerol, o principal subproduto formado na reação de transesterificação. Assim sendo, obtém-se um excedente de glicerol que não é capaz de ser absorvido pelas aplicações tradicionais desse composto. Logo, surge a necessidade de encontrar uma nova destinação para o glicerol. Uma aplicação promissora é a utilização deste como matéria-prima para a produção de compostos químicos de alto valor agregado. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar a avaliação técnica e econômica da produção de três aditivos oxigenados para combustíveis: solketal, éteres terc-butílicos de glicerol e éteres etílicos de glicerol, a partir do glicerol oriundo da produção de biodiesel. Dessa forma, utilizou-se a ferramenta Aspen HYSYS® v8.8 para simular cada um dos processos, estimou-se custos de produção e comparou-se os resultados obtidos com dados disponíveis na literatura a fim de verificar a viabilidade econômica dos processos. Foi mostrado que, dentre os produtos analisados, o solketal é o único que apresenta viabilidade econômica no cenário base, visto que seu processo de produção é simples, não gera subprodutos e possui alta conversão de glicerol. Tanto os éteres terc-butílicos de glicerol, quanto os éteres etílicos são gerados por meio de processos complexos, que exigem maior número de equipamentos e geram subprodutos com maior seletividade que os produtos desejados, aumentando, assim, os custos de produção e inviabilizando o projeto em condições normais.
Keywords: Avaliação técnico-econômica
Biodiesel
Aditivos oxigenados
Glicerol
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Dec-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Mariana Bittencourt. Análise técnica e econômica da produção de solketal, éteres terc-butílicos e éteres etílicos a partir do glicerol. 2020. 118 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MBRibeiro.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.