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dc.contributor.advisorSchaeffer, Roberto-
dc.contributor.authorRampini, Pedro Filipe Campos-
dc.date.accessioned2021-02-07T19:35:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:24Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13630-
dc.description.abstractThe level of activity of light-duty vehicles (LDVs) for passengers in the transport sector is an important element used to determine energy and transportation demands in planning studies. The techniques used for these projections are traditionally based on macroeconomic correlations. However, some structural changes have been taking place and there is evidence, especially in developed countries, of the decoupling of these variables. This condition is evidenced when the specific case of light duty vehicles is analyzed. The causes for this phenomenon have been attributed to several factors. These ones are able to alter the passenger behavior and can also be observed in countries with different socioeconomic conditions. This study aims to apply these elements over the evolution scenario of light duty vehicles in emerging countries. Although there are great perspectives for the evolution of mobility in these nations, the study seeks to evaluate the impact of those different elements on moderating this growth. In this manner, it is shown a case study considering the Brazilian scenario. A modelling technique which is capable of incorporating these effects, especially those of demographic magnitude, is proposed to measure the evolution of this vehicle category. The scenarios proposed by this study varied according to the assumptions adopted. The level of activity in the lower scenario indicated results 15.1% below than those from the maximum scenario in 2050, and 11.6% below in 2030.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade de veículos levespt_BR
dc.subjectTransporte de passageirospt_BR
dc.subjectMobilidade: Brasilpt_BR
dc.titleNível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográficopt_BR
dc.title.alternativeLevel of activity of light-duty passenger vehicles in Brazil under the perspective of demographic growthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3187159193534447pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3259365571522234pt_BR
dc.contributor.referee1Szklo, Alexandre Salem-
dc.contributor.referee2Borba, Bruno Soares Moreira Cesar-
dc.description.resumoO nível de atividade de veículos leves de passageiros no setor de transportes é um importante elemento utilizado para dimensionar as demandas por energia e transporte nos estudos de planejamento. As técnicas utilizadas para a sua projeção estão tradicionalmente baseadas em relações macroeconômicas. No entanto, algumas mudanças estruturais vêm ocorrendo e existem indícios, sobretudo em países desenvolvidos, da desvinculação entre estas variáveis. Esta condição é evidenciada quando analisado o caso especifico dos veículos leves. As causas para o fenômeno em questão vêm sendo atribuídas a diversos condicionantes que alteram o comportamento do passageiro e que também podem ser observadas em países com diferentes contextos socioeconômicos. Este estudo possui como objetivo aproximar estes elementos ao cenário de evolução da mobilidade por veículos leves em países emergentes. Admitindo-se a existência de grandes perspectivas para a evolução da mobilidade nestes países, busca-se avaliar o impacto dos diferentes condicionantes na moderação deste crescimento, utilizando-se como estudo de caso o cenário brasileiro. Propõe-se um modelo para dimensionar a evolução desta categoria de veículos capaz de incorporar os efeitos discutidos, principalmente o de caráter demográfico. O nível de atividade dos cenários construídos neste estudo variou segundo as premissas adotadas, sendo o cenário inferior 15,1% menor que o cenário máximo no horizonte de 2050, e 11,6% menor que o cenário máximo em 2030.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Planejamento Energético

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