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http://hdl.handle.net/11422/13630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Schaeffer, Roberto | - |
dc.contributor.author | Rampini, Pedro Filipe Campos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-07T19:35:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13630 | - |
dc.description.abstract | The level of activity of light-duty vehicles (LDVs) for passengers in the transport sector is an important element used to determine energy and transportation demands in planning studies. The techniques used for these projections are traditionally based on macroeconomic correlations. However, some structural changes have been taking place and there is evidence, especially in developed countries, of the decoupling of these variables. This condition is evidenced when the specific case of light duty vehicles is analyzed. The causes for this phenomenon have been attributed to several factors. These ones are able to alter the passenger behavior and can also be observed in countries with different socioeconomic conditions. This study aims to apply these elements over the evolution scenario of light duty vehicles in emerging countries. Although there are great perspectives for the evolution of mobility in these nations, the study seeks to evaluate the impact of those different elements on moderating this growth. In this manner, it is shown a case study considering the Brazilian scenario. A modelling technique which is capable of incorporating these effects, especially those of demographic magnitude, is proposed to measure the evolution of this vehicle category. The scenarios proposed by this study varied according to the assumptions adopted. The level of activity in the lower scenario indicated results 15.1% below than those from the maximum scenario in 2050, and 11.6% below in 2030. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividade de veículos leves | pt_BR |
dc.subject | Transporte de passageiros | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade: Brasil | pt_BR |
dc.title | Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico | pt_BR |
dc.title.alternative | Level of activity of light-duty passenger vehicles in Brazil under the perspective of demographic growth | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3187159193534447 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3259365571522234 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Szklo, Alexandre Salem | - |
dc.contributor.referee2 | Borba, Bruno Soares Moreira Cesar | - |
dc.description.resumo | O nível de atividade de veículos leves de passageiros no setor de transportes é um importante elemento utilizado para dimensionar as demandas por energia e transporte nos estudos de planejamento. As técnicas utilizadas para a sua projeção estão tradicionalmente baseadas em relações macroeconômicas. No entanto, algumas mudanças estruturais vêm ocorrendo e existem indícios, sobretudo em países desenvolvidos, da desvinculação entre estas variáveis. Esta condição é evidenciada quando analisado o caso especifico dos veículos leves. As causas para o fenômeno em questão vêm sendo atribuídas a diversos condicionantes que alteram o comportamento do passageiro e que também podem ser observadas em países com diferentes contextos socioeconômicos. Este estudo possui como objetivo aproximar estes elementos ao cenário de evolução da mobilidade por veículos leves em países emergentes. Admitindo-se a existência de grandes perspectivas para a evolução da mobilidade nestes países, busca-se avaliar o impacto dos diferentes condicionantes na moderação deste crescimento, utilizando-se como estudo de caso o cenário brasileiro. Propõe-se um modelo para dimensionar a evolução desta categoria de veículos capaz de incorporar os efeitos discutidos, principalmente o de caráter demográfico. O nível de atividade dos cenários construídos neste estudo variou segundo as premissas adotadas, sendo o cenário inferior 15,1% menor que o cenário máximo no horizonte de 2050, e 11,6% menor que o cenário máximo em 2030. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Planejamento Energético |
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