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http://hdl.handle.net/11422/13660
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Caprace, Jean-David Job Emmanuel Marie | - |
dc.contributor.author | Santana, Luiz Filipe Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T19:26:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13660 | - |
dc.description.abstract | Marine oil terminals are port facilities where tanker ships load and discharge oil, gas and derivatives, which are stored and transferred to demand points, which may be refineries, petrochemical industries or distribution centers. Ship-to-ship (STS) operations may also be carried out in these facilities. Existing restrictions can significantly affect terminal efficiency, which is associated with factors ranging from the operational window available for berthing to cargo transfer flow rates. One of the aspects that should be considered when deciding whether to invest in the management of specific restrictions is their impact on terminal costs or revenue. Discrete event simulation (DES) is a tool that makes this evaluation possible. In this way, the objective of this work was to develop a generic discrete event simulation model for logistic analysis of systems composed of a marine oil terminal, a refinery and its customers, and to apply it to the study of an existing system to demonstrate its capabilities of diagnosis and prognosis. The application of the model allowed the identification of opportunities for reduction of up to 49% in average of the total logistics cost per volume handled of the evaluated system. Each modeling step, the algorithmic structure of the model, its programming in a simulation environment, key performance indicators for the analysis of the system and the results of the case study are presented and discussed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise logística | pt_BR |
dc.subject | Simulação de eventos discretos | pt_BR |
dc.subject | Terminais marítimos de petróleo | pt_BR |
dc.subject | Cadeia de suprimentos | pt_BR |
dc.title | Simulação de eventos discretos aplicada à análise logística de terminais marítimos de petróleo | pt_BR |
dc.title.alternative | Discrete event simulation applied to logistics analysis of marine oil terminals | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6809142390415653 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8941020128942949 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pires Júnior, Floriano Carlos Martins | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira Filho, Virgílio José Martins | - |
dc.contributor.referee3 | Marujo, Lino Guimarães | - |
dc.description.resumo | Terminais marítimos de petróleo são instalações portuárias em que navios carregam e descarregam petróleo, gás e derivados, os quais são armazenados e transferidos para os pontos de demanda, que podem ser refinarias, indústrias petroquímicas ou centros de distribuição. Em suas instalações podem ser ainda realizadas operações de transferência de carga entre navios, conhecidas como Ship to Ship (STS). Restrições existentes podem impactar de maneira significativa a eficiência do terminal, a qual está associada a fatores que contemplam desde janela operacional disponível para realização da atracação de navios até as vazões de transferência de carga. Um dos aspectos que deve ser considerado na decisão de investimento na gestão de restrições é o seu impacto sob os custos ou receita do terminal. A simulação de eventos discretos é uma ferramenta que viabiliza a realização dessa avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de simulação de eventos discretos genérico para análise logística de sistemas compostos por um terminal marítimo de petróleo, uma refinaria e seus clientes e aplicá-lo para o estudo de um sistema existente para demonstração das suas capacidades de diagnóstico e prognóstico. A aplicação do modelo permitiu a identificação de oportunidades de redução média de até 49% do custo logístico total por volume movimentado do sistema avaliado. Cada etapa da modelagem, a estrutura algorítmica do modelo, sua programação em um ambiente de simulação, os principais indicadores de desempenho para análise do sistema e os resultados do estudo de caso são apresentados e discutidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Oceânica |
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