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dc.contributor.advisorQassim, Raad Yahya-
dc.contributor.authorKovalski, Sidney Augusto-
dc.date.accessioned2021-02-08T19:32:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:25Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13663-
dc.description.abstractIn the upstream logistics chain of the oil and gas industry, the supply vessel routing problem in offshore platform groups possesses various variants. The problem variant treated in this work is concerned with the routing of supply vessels whereby two types of service requests are allowed: planned service requests, which are placed prior to supply vessel departure from base port, and random service requests, which are placed during supply vessel tour. In view of the complexity of the stochastic dynamic vehicle routing problem (SDVRP) to which the problem variant studied in this paper belongs, the contribution of this paper is in the mathematical modeling approach and the proposed two-step mixed integer linear programming (MILP) reoptimization heuristic. Assessment of the computational heuristics performance is carried out using a real world case study based on industry practice in the South Atlantic Ocean. In this evaluation for the values of degree of dynamism that is encountered in industrial practice, the competitive ratio of all considered instances is not far from the unit value, a fact that proves the quality of the heuristic employed in this work.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAlocação de recursospt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectLogística offshorept_BR
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.titleUm modelo de otimização de roteamento em tempo real de veículos de apoio marítimo de plataformas offshorept_BR
dc.title.alternativeA real-time optimization model for platform supply vehicles routingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3887370403066791pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7134733851672199pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Luiz Antonio Vaz-
dc.contributor.referee2Legey, Luiz Fernando Loureiro-
dc.description.resumoNa cadeia logística upstream da indústria de óleo e gás, o problema de roteamento de embarcações supridoras para grupos de plataformas possui diversas variantes. A variante tratada neste trabalho diz respeito ao roteamento destas embarcações, no qual dois tipos de solicitações de serviço são permitidos: solicitações de serviço planejadas, as quais ocorrem antes do zarpe da embarcação de suprimento da base portuária, e solicitações de serviço aleatórias, as quais ocorrem durante a viagem da embarcação de suprimento através das plataformas clientes. Diante da complexidade do problema estocástico de roteamento dinâmico de veículos (SDVRP - Stochastic Dynamic Vehicle Routing Problem) ao qual pertence a variante estudada, a contribuição deste trabalho está na modelagem matemática e na heurística de reotimização de programação linear inteira mista em duas etapas. O desempenho da heurística computacional desenvolvida é então avaliado usando um caso real da indústria do petróleo no Atlântico Sul. Nesta avaliação para os valores de grau de dinamismo encontrados, a razão competitiva de todas as instâncias consideradas não está distante do valor unitário, fato que comprova a qualidade da heurística empregada neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::ESTRUTURAS NAVAIS E OCEANICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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