Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13699
Type: | Dissertação |
Title: | Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Luiza Di Beo |
Advisor: | Júnior, Amaro Olímpio Pereira |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é analisar a demanda energética e o nível de atividade do transporte de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro buscando compreender como cada classe de renda é afetada pela mobilidade urbana. Para tal, utilizou-se os dados de gastos com transporte e tempo de deslocamento da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), ambas do IBGE, para criar matrizes modal desagregadas por renda para os anos de 2002 e 2008. Posteriormente, foi analisado um cenário no qual considerou-se a entrada do Bus Rapid Transit (BRT) no período de análise, de forma a avaliar os impactos não apenas no tempo de deslocamento, mas também no tempo de trabalho necessário para que cada classe pagasse tal deslocamento (variáveis da velocidade generalizada). Como resultado, obteve-se um aumento de 4% na velocidade generalizada das famílias com menor renda. Sendo assim, mostrou-se que políticas de mobilidade urbana com foco em veículos automotores privados agrava as desigualdades sociais, sendo necessárias a proposição de medidas de transporte público que impactem especialmente as classes mais baixas. |
Abstract: | The objective of this study is to analyze the energy demand and level of activity of passenger transportation in the metropolitan region of Rio de Janeiro, seeking to understand how each income class is affected by urban mobility. To do this, it was used the transport and travel time data of the Household Budget Survey (POF) and National Household Sample Survey (PNAD), both from IBGE, to create modal matrices disaggregated by income class for the years 2002 and 2008. Afterwards, a hypothetical scenario was analyzed, in which the Bus Rapid Transit (BRT) was considered in the analysis period, in order to analyze the impacts not only in the time of displacement but also in the working time required for each income class to pay for such displacement (generalized speed variables). As a result, there was a 4% increase in the generalized speed of the lower income families. Thus, it has been shown that urban mobility policies focusing on private vehicles aggravate social inequalities, so it is necessary to propose measures of public transportation that impact especially the lower classes. |
Keywords: | Mobilidade urbana Demanda energética Velocidade generalizada |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Feb-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Planejamento Energético |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LuizaDiBeoOliveira.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.