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dc.contributor.advisorSzklo, Alexandre Salem-
dc.contributor.authorHombeeck, Mateus van-
dc.date.accessioned2021-02-11T15:16:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:26Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13703-
dc.description.abstractEthene has a diversified chain of derivatives, which corroborates its economic relevance. The use of ethanol for the production of ethylene (the so-called green ethylene) can lead to a negative emission of CO2, since in addition to the CO2 being captured during sugarcane growth, the fuel is not burnt and CO2 is not emitted. Although more expensive than the traditional route via naphtha, the alcohol chemistry could gain competitiveness if CO2 emissions are valued. This work analyzes two ethene production routes, in order to ascertain their levelized costs and CO2 emissions. Results indicate that the levelized costs correspond to US$ 813.7/ tonne of ethene for the route via naphtha and US$ 1391.9/ tonne of ethene for the route via ethanol. The sensitivity analyses for feedstock prices show that in, some scenarios, given the historical price series, the route through ethanol is already more competitive than the route via naphtha. Moreover, if CO2 emissions are valued at US$ 97 to US$169/ tCO2, depending on the process configuration, the routes would have equivalent levelized costs. Finally, the Brazilian green ethylene could still be introduced into the Chinese market if that valuation reaches US$ 46 to US$ 68/ tonne of CO2. This indicates that the valuation of CO2 could increase the competitiveness of the Brazilian ethylene in the international market, particularly in a country where the production scale of ethene plants make its production less costly than in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEteno verdept_BR
dc.subjectPetroquímicapt_BR
dc.subjectCaptura de carbonopt_BR
dc.titleComparação entre as rotas via nafta e via etanol para a produção de eteno: análise de custos e emissões de CO2pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5314056414907898pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9176403248993632pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Rochedo, Pedro Rua Rodriguez-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850228729051775pt_BR
dc.contributor.referee1Hoffmann, Bettina Susanne-
dc.contributor.referee2Mehl, Ana-
dc.description.resumoO eteno possui uma diversificada cadeia de derivados, que lhe confere relevância econômica. A utilização da alcoolquímica para a produção de eteno pode propiciar uma emissão negativa de CO2, uma vez que além do fato de o CO2 ser capturado durante o crescimento da planta, o combustível não é queimado e o CO2 não é emitido. Embora mais cara que a rota tradicional via nafta, a alcoolquímica tende a ganhar competitividade caso haja a valoração das emissões de CO2. Este trabalho analisa as duas rotas de produção de eteno, de forma a averiguar seus custos nivelados e emissões de CO2. Os resultados da análise indicam que os custos nivelados das rotas correspondem a 813,7US$/tonelada para a rota via nafta e 1391,9US$/tonelada para a rota via etanol. A análise de sensibilidade para o preço dos insumos mostra que em diversos cenários, considerando o preço dos mesmos nos últimos anos, a rota via etanol já é mais competitiva que a rota via nafta. Em relação ao CO2, se sua emissão for valorada de 97 a 169US$/t CO2, dependendo da configuração do processo, as rotas passariam a ter custos nivelados equivalentes. Por sua vez, o eteno verde brasileiro poderia ainda ser introduzido no mercado chinês caso essa valoração chegue entre 46 e 68US$/tonelada de CO2. Tal fato, indica que a valoração do CO2 poderia aumentar a competitividade do eteno brasileiro no mercado internacional, particularmente em um país onde a escala produtiva das plantas de eteno tornam a sua produção menos custosa do que no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Planejamento Energético

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