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dc.contributor.advisorSilva, Marcelino Aurelio Vieira da-
dc.contributor.authorOliveira, Raquel Silva de-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:03:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13749-
dc.description.abstractIn an effort to understand observable trends in people’s home-work paths through the use of accessibility measures, the present work investigates the efficiency of 24 of the most relevant Administrative Regions of Rio de Janeiro due to accessibility. This investigation is performed through Data Envelopment Analysis (DEA), which estimates the standard efficiency of each region; through Cross-Assessment, which ranks these efficiencies; and by target analysis, which estimates the variation needed for each inefficient variable to reach the efficiency frontier. For this, the analysis is based on the performance of two indicators: one for social efficiency assessment and one for economic efficiency in the regions. Some regions have discordant results (high efficiency in DEA and low in Cross Assessment), such as Portuaria and Realengo, and others have equivalent results, such as Centro, with high efficiency, and Santa Cruz, low in both DEA and Cross Evaluation. Due to the combination of the three analyzes (DEA-BCC model, Cross-Assessment and target analysis for the variables), it is possible to see a common factor in almost all regions of the city, the high use of individual transport, with Botafogo having the largest need to mitigate this variable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleComportamento do desempenho das regiões administrativas do Rio de Janeiro em função da acessibilidadept_BR
dc.title.alternativePerformance behavior of administrative regions of Rio de Janeiro according to accessibilityen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1335563301638179pt_BR
dc.contributor.referee1Leal Junior, Ilton Curty-
dc.contributor.referee2Guabiroba, Ricardo Cesar da Silva-
dc.description.resumoNo anseio de compreender tendências observáveis nos trajetos casa-trabalho das pessoas através do uso de medidas de acessibilidade, o presente trabalho compara a eficiência de 24 das mais relevantes Regiões Administrativas do município do Rio de Janeiro em função da acessibilidade. Essa investigação realiza-se por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), a qual estima a eficiência padrão de cada região; por meio da Avaliação Cruzada, que ranqueia essas eficiências; e pela análise de alvos, que estima a variação necessária para cada variável ineficiente alcançar a fronteira de eficiência. Para isso, a análise baseia-se no desempenho de dois indicadores: um de avaliação da eficiência social e outro de eficiência econômica das regiões. Algumas regiões apresentam resultados discordantes (alta eficiência na DEA e baixa na Avaliação Cruzada), como Portuária e Realengo, e outras apresentam resultados equivalentes, como Centro, com alta eficiência, e Santa Cruz, com baixa, tanto na DEA quando na Avaliação Cruzada. Devido à combinação das três análises (modelo DEA-BCC, Avaliação Cruzada e análise de alvos para as variáveis), é possível visualizar um fator em comum em quase todas as regiões da cidade, o alto uso do transporte individual, com Botafogo possuindo a maior necessidade de mitigação dessa variável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACAO DE SISTEMAS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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