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http://hdl.handle.net/11422/13750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | D’Agosto, Márcio de Almeida | - |
dc.contributor.author | Costa, Mariane Gonzalez da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T14:11:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13750 | - |
dc.description.abstract | It is necessary the adoption of mitigation measures to achieve the Greenhouse Gas (GHG) reduction targets set by Brazil in the Paris agreement. From the developed method application for national context, this study aims to accomplish a historical analyze of Carbon Intensity (IC) and Energy Intensity (IE) of the transport sector, between 1990 and 2018, indicating which identified measures have a positive impact on CI and IE should remain and / or be improved to achieve those goals. The main measures identified were increasing the system’s energy efficiency and encouraging the use of alternative energy to fossil fuels. The impact of power generation and fuel production is analyzed by comparing life cycle CI with end use CI. Programs such as RenovaBio present the maintenance of the historically adopted measures and Rota 2030 seeks the rod transport Energy Efficiency improvement. However, by encouraging the use of biofuels, Brazil presents trends contrary to what occurs in developed and developing countries. Despite the Promob-e, program that seeks to encourage the standardization and regulation of electric vehicles, Brazil lags behind in fleet electrification compared to other countries. Thus, the survey of historical political factors allowed a critical evaluation of the measures historically adopted in Brazil, indicating which ones should remain and which one should be improved to broaden the results obtained. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intensidade de carbono | pt_BR |
dc.subject | Intensidade energética | pt_BR |
dc.subject | Setor de transporte | pt_BR |
dc.title | Análise da intensidade de carbono no setor de transporte rodoviário no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Carbon intensity analysis for Brazil road transportation sector | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3318376410970101 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Suzana Kahn | - |
dc.contributor.referee2 | Junior, Amaro Olímpio Pereira | - |
dc.description.resumo | A adoção de medidas de mitigação é necessária para o alcance das metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelecidas pelo Brasil no acordo de Paris. A partir da aplicação do método desenvolvido neste estudo para o contexto nacional, objetiva-se analisar o histórico da Intensidade de Carbono (IC) e Intensidade Energética (IE) do setor de transporte, entre 1990 e 2018, indicando quais medidas identificadas possuem impacto positivo na IC e IE devem permanecer e/ou serem aperfeiçoadas para o alcance dessas metas. As principais medidas identificadas foram o aumento da Eficiência Energética do sistema e o incentivo ao uso de energia alternativa aos combustíveis fósseis. O impacto da geração de energia e produção de combustíveis é analisada por meio da comparação entre a IC considerando o ciclo de vida e considerando o uso final. Programas como o RenovaBio apresentam a manutenção das medidas historicamente adotadas e o Rota 2030 busca o aumento da Eficiência Energética do transporte rodoviário. No entanto, o Brasil ao incentivar o uso de biocombustíveis, apresentando tendências contrárias à eletrificação da frota que ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do Promobe, programa que busca incentivar a normatização e regulamentação de veículos elétricos, o Brasil se mostra aquém na eletrificação da frota em comparação a outros países. Sendo assim, o levantamento de fatores políticos-histórico permitiu a realização de uma avaliação crítica das medidas adotadas no Brasil, indicando quais delas devem ser mantidas e aquelas que devem ser aperfeiçoadas para se ampliar os resultados obtidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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