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http://hdl.handle.net/11422/13752
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Neto, Hostílio Xavier Ratton | - |
dc.contributor.author | Carvalho, André Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T14:25:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13752 | - |
dc.description.abstract | The capacity of railways depends on the performance of the installed infrastructure, the adherence of the programmed timetable, the efficiency of the signaling system and the reliability conditions of the rolling stock. The theoretical capacity is unattainable, because there is no perfectly fulfilled planning and events occur that generate delays in programming. In effect, railways are operated, limited to their practical traffic capacity. In this work a limitation was found in the methods commonly used to calculate the practical capacity of the roads. In this method, parameters related to the performance of the rolling stock, the reliability of the track or the efficiency of the signaling system are not taken into account. In order to propose a more realistic method to calculate the practical capacity of the track, it was taken into account that the operational efficiency coefficient is a function of the adhesion between the programmed and realized timetable with regard to the trips made and programmed and the programmed cycle time and accomplished. With this, it was possible to construct a method to calculate the coefficient of operational efficiency and then to calculate the practical capacity. In order to demonstrate the application of the method, an application was made at a concessionaire in Rio de Janeiro. The objective of the work is fulfilled when calculating the practical capacity of each branch and it is demonstrated through indicators that the different capacity results have different motivations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capacidade ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Eficiência operacional | pt_BR |
dc.subject | Frequência de trens | pt_BR |
dc.title | Contribuição para a determinação da capacidade de vias ferroviárias | pt_BR |
dc.title.alternative | A contribution for determining the capacity of railway system | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6847735001358120 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5671773358263928 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Orrico, Rômulo Dante | - |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Luiz Antônio Silveira | - |
dc.description.resumo | A capacidade de vias ferroviárias, é função do desempenho da infraestrutura instalada, da aderência da grade de trens programada a realizada, da eficiência do sistema de sinalização e das condições de confiabilidade do material rodante. A capacidade teórica é inatingível, porque não existe planejamento perfeitamente cumprido e eventos ocorrem que geram atrasos na programação. Com efeito, ferrovias são operadas, limitadas à sua capacidade prática de tráfego. Neste trabalho encontrou-se uma limitação nos métodos costumeiramente utilizados para calcular a capacidade prática das vias. Neste métodos não se leva em consideração, parâmetros ligados ao desempenho do material rodante, a confiabilidade da via ou a eficiência do sistema de sinalização. Para propor um método mais realista para cálculo da capacidade prática da via, se levou em consideração que o coeficiente de eficiência operacional é uma função da aderência entre a grade programada e realizada no que tange as viagens realizadas e programada e ao tempo de ciclo programado e realizado. Com isso foi possível construir um método para calcular o coeficiente de eficiencia operacional e posteriormente calcular a capacidade prática. Afim de demonstrar a aplicação do método, uma aplicação foi realizada em uma concessionária do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é cumprido quando se calcula a capacidade prática de cada ramal e demonstra-se por meio de indicadores que os diferentes resultados de capacidade têm motivações diferentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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