Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Hostilio Xavier Ratton-
dc.contributor.authorSeraco, Isaias Pereira-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:57:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13757-
dc.description.abstractThis work proposes a procedure for the definition of railroad track maintenance policies or programs, having as main objective to establish the frequency with which services must be performed so that the corresponding costs are the lowest possible in the long term. The development of this work is based on the study of the behavior that costs of both geometric maintenance and track renewal acquire in various configurations of maintenance programs, by exploring the interference relation that the track geometric condition has on the rate at which its components degrade. The proposed method analyzes how several distributions of maintenance processes, along the useful life of a railway segment, impact on the track lifecycle cost, making it suitable to define the service arrangement that represents lowest-cost maintenance policy. This procedure is a tool to support the long-term planning, aiming to provide managers with the necessary subsidies for the correct programming of maintenances according to the prerogatives of performance and safety. Its use is applicable to any railway and permanent way configuration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de manutençõespt_BR
dc.subjectVia permanentept_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.titleProcedimento para definição de políticas de manutenção de via permanente ferroviáriapt_BR
dc.title.alternativeProcedure for definition of railway track maintenance policiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6847735001358120pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7866080827132150pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Romulo Dante Orrico-
dc.contributor.referee2Lopes, Luiz Antônio Silveira-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Carlos Alceu Rodrigues-
dc.description.resumoO procedimento desenvolvido e apresentado neste trabalho destina-se ao planejamento de manutenções na via permanente ferroviária, cujo principal objetivo é estabelecer a frequência com que os serviços devem ser realizados para que, a longo prazo, os correspondentes custos sejam os menores possíveis. O fundamento básico sobre o qual se assenta o seu desenvolvimento é o estudo do comportamento que os custos de manutenção geométrica e de renovações adquirem em diversas conformações administrativas, explorando, para tanto, a relação de interferência que a condição geométrica da via possui sobre o ritmo com que os seus componentes se degradam. O método proposto analisa como diversas distribuições de processos de manutenção, ao longo da vida útil de um trecho ferroviário, impactam no custo final do ciclo de vida da via permanente, possibilitando dessa forma definir o arranjo dos serviços que representa a política de manutenção de menor custo. Esse procedimento configura-se como uma ferramenta de apoio ao planejamento de longo prazo, visando oferecer aos gestores os subsídios necessários para a correta programação das manutenções segundo as prerrogativas de desempenho e segurança preconizadas. Sua utilização é aplicável a qualquer ferrovia e conformação de via permanente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsaiasPereiraSeraco.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.