Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrrico Filho, Romulo Dante-
dc.contributor.authorCarneiro, Mariana Souza-
dc.date.accessioned2021-02-19T15:06:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13758-
dc.description.abstractThis research explores the relationship between public transport and job distribution throughout the city, trying to understand the effects of public transportation in people’s access to opportunities and how these opportunities are accessed in different areas of the city, based on their spatial and socioeconomic differences. In this context, a methodological procedure is structured, based on the concepts of accessibility and equity, applying the cumulative opportunity measure to evaluate accessibility, and then, the concentration curve is used to assist in the analysis of accessibility inequalities. The city of Rio de Janeiro is analyzed using public transport data from 2018 and formal employment in 2016. The results show an unequal distribution of accessibility, in which the farthest regions from the urban center have less accessibility, due the high concentration of jobs in the city center and the great distances between the city center and peripheral areas. Based on an estimate of average speed, the results show that the public transportation system helps to reduce inequality in job accessibility, between the lower income groups and the ones living farther from the center than to those with higher income and living closer to the center, when compared: the number of jobs located within a certain radius of a neighborhood, with the number of jobs available at an equivalent interval of time.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleDesigualdades na acessibilidade ao mercado de trabalho na cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeInequalities in job accessibility in the city of Rio de Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0307508005355403pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9957360717417266pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Falavigna, Claudio-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012222053257529pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.referee2Giannotti, Mariana Abrantes-
dc.description.resumoO trabalho explora a relação entre o transporte público e a distribuição de empregos pela cidade, buscando entender como o transporte público influencia no acesso a oportunidades e como essa acessibilidade é diferente a partir das distintas áreas da cidade, com suas diferenças espaciais e socioeconômicas. Assim, estrutura-se um procedimento metodológico, a partir dos conceitos de acessibilidade e equidade, que aplica o indicador de oportunidades acumuladas para mensurar a acessibilidade, e em seguida, a curva de concentração é utilizada para auxiliar na análise de desigualdades da acessibilidade. A cidade do Rio de Janeiro é analisada, utilizando dados de transporte público de 2018 e de empregos formais de 2016. Os resultados indicam que os moradores da cidade do Rio de Janeiro acessam oportunidades de empregos de forma muito desigual, e mostram uma tendência em que quanto mais distante se mora do centro, menor a acessibilidade a oportunidades de emprego. Baseado numa estimativa de velocidade média, os resultados mostram que o sistema de transporte público ajuda a diminuir a desigualdade no acesso ao emprego, entre os bairros de menor renda e mais distantes do centro, e os bairros de maior renda e mais próximos ao centro, quando comparados: a quantidade de empregos localizados a um certo raio de distância de um bairro, com a quantidade de empregos acessíveis a um intervalo de tempo equivalente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Transportes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaSouzaCarneiro.pdf4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.