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http://hdl.handle.net/11422/13759
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | D’Agosto, Márcio de Almeida | - |
dc.contributor.author | Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T15:12:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13759 | - |
dc.description.abstract | Concern about environmental issues has undergone several transformations over the decades to reach the current vision. Currently, the new concept of development demands values of environmental responsibility in the industrial sector as well as in the transportation sector. The transport sector is traditionally considered to have a lower environmental impact than the production sectors. However, this sector consumes natural resources and impacts as much as the industrial sector and, therefore, also needs efforts in its environmental management. Thus, it is necessary to develop a model that allows companies to evaluate their logistics maturity in an objective way and thus to help them develop a more responsible environmental vision. In order to elaborate this evaluation model, a bibliographical review was carried out to identify models of environmental maturity level as well as a documentary research to identify sustainable actions in logistics in sustainability reports. The questionnaire was applied to specialists in the area of logistics and/or the environment in order to identify which actions are associated with each degree of maturity. Thus, this model aims at continuous improvement, in which a company can be classified as defensive and later as conformist, proactive and then strategic. Each grade has a total minimum score required for the company to be classified within that specific grade, including compulsory and optional points. For validation, the model was applied in five companies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logística sustentável | pt_BR |
dc.subject | Modelo de maturidade | pt_BR |
dc.subject | Transporte de carga | pt_BR |
dc.title | Avaliação da maturidade ambiental corporativa no Brasil com foco em logística | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of corporate environmental maturity in Brazil with focus on logistics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9038827975238377 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Balassiano, Ronaldo | - |
dc.contributor.referee2 | Marujo, Lino Guimarães | - |
dc.description.resumo | A preocupação em relação às questões ambientais passou por diversas transformações ao longo das décadas até atingir a visão corrente. Atualmente, o novo conceito de desenvolvimento demanda valores de responsabilidade ambiental no setor industrial bem como no setor de transportes. O setor de transportes é tradicionalmente considerado como tendo um menor impacto ambiental do que os setores de produção. No entanto, este setor consome recursos naturais e gera impactos tanto quanto o setor industrial e, portanto, também precisa de esforços em sua gestão ambiental. Assim, fazse necessário elaborar um modelo que permita as empresas a avaliar de modo objetivo seu grau de maturidade em logística e assim auxiliá-las desenvolver uma visão ambiental mais responsável. Para elaborar este modelo de avaliação, realizou-se uma revisão bibliográfica para identificar modelos de grau de maturidade ambiental bem como uma pesquisa documental para identificar ações sustentáveis em logística em relatórios de sustentabilidade. Já o questionário foi aplicado para especialistas da área de logística e/ou meio ambiente com a finalidade de identificar quais são as ações estão associadas a cada grau de maturidade. Assim, este modelo visa a melhoria contínua, em que uma empresa pode ser classificada como defensiva e posteriormente como conformista, proativa e então estratégica. Cada grau possui um total de pontuação mínimo requerido para que a empresa seja classificada dentro daquele grau específico, englobando pontos obrigatórios e opcionais. Para validação, o modelo foi aplicado em cinco empresas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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