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dc.contributor.advisorRibeiro, Glaydston Mattos-
dc.contributor.authorBalster, Isaac-
dc.date.accessioned2021-02-19T15:24:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13760-
dc.description.abstractWhen an organ becomes available for transplantation, a recipient must be selected, and, since donor and recipient are sometimes geographically apart, the transportation of the organ must be planned and executed within the time window imposed by the maximum preservation time of the organ, which can impact recipient selection. Reducing the time elapsed between the surgical removal of the organ and its transplantation, known as the Cold Ischemia Time - CIT, significantly improves transplantation outcomes. Therefore, in order to minimize CIT, air transportation is generally the best option, and sometimes the only mode able to deliver the organ before perishing. Planning the transportation of an organ means choosing among thousands of possible sequences of flights, the one that delivers the organ as fast as possible to its destination. This problem can be modeled as a resource constrained shortest path. Given the urgency and importance of this task, which is solved manually in Brazil, this Thesis presents a labeling algorithm to find the optimal sequence of flights. Computational tests performed on 25 Brazilian real cases showed a reduction, on average, of 37,46% for the CITs and 44,17% for the transportation times.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransplante de órgãospt_BR
dc.subjectProgramação dinâmicapt_BR
dc.subjectProblema de caminho mais curto com restrições de recursospt_BR
dc.titleA dynamic programming labeling algorithm to optimize the transportation of organs for transplantationpt_BR
dc.title.alternativeUm algoritmo de programação dinâmica com labeling para otimizar o transporte de órgãos para transplantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5401369683892150pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9293004541449268pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Leite, Laura Silvia Bahiense da Silva-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291334095539768pt_BR
dc.contributor.referee1Arruda, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.referee2Pereira, Basílio de Bragança-
dc.description.resumoQuando um órgão se torna disponível para transplante, um receptor deve ser selecionado, e, como doador e receptor estão por vezes geograficamente separados, o transporte do órgão deve ser planejado e executado dentro da janela de tempo imposta pelo tempo máximo de preservação do órgão, o que pode impactar na seleção do receptor. Reduzir o tempo decorrido entre a remoção cirúrgica do órgão e o seu transplante, conhecido como Tempo de Isquemia Fria - TIF, aumenta significativamente os resultados do transplante. Portanto, de forma a minimizar o TIF, o transporte aéreo é geralmente a melhor opção, e por vezes o único modo capaz de entregar o órgão antes que pereça. Planejar o transporte de um órgão significa escolher entre milhares de sequências de voos possíveis, a que entrega o órgão o mais rápido possível em seu destino. Este problema pode ser modelado como um problema de caminhos mínimos com restrição de recursos. Dada à urgência e a importância desta tarefa, que é resolvida de forma manual no Brasil, essa Dissertação apresenta um algoritmo com labeling para encontrar a sequência ótima de voos. Testes computacionais feitos em 25 casos reais brasileiros mostraram uma redução, em média, de 37,46% para os TIF e de 44,17% para os tempos de transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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