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dc.contributor.advisorPortugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.authorContursi, Clara Maia Bevilaqua-
dc.date.accessioned2021-02-19T15:55:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13764-
dc.description.abstractUrban and transportation planning have not been able to control the problems arising from the intense urbanization process that happened in Brazil in recent decades. In large urban centers, the main employment opportunities are concentrated in nonresidential areas, spatially segregated from suburban residents. These people are also those on the lowest income. The daily trip distance and travel time are barriers for them to improve their quality of life. Based on Sustainable Urban Mobility and Transit Oriented Development concepts, train is the most suitable transport mode for long distance travel. Despite that, poor accessibility conditions of railway stations reduce the attractiveness of the train. Therefore, cycling has the potential to make the access trip cheaper and faster, and thus improve the feeder network. This thesis develops a procedure capable of identifying variables that influence the use of bicycles in the access trips to railway stations, in order to support public policies related to cycling initiatives and, consequently, sustainable mobility patterns.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcesso às estações de trempt_BR
dc.subjectUso da bicicletapt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.titleProcedimento para identificação de variáveis intervenientes ao uso da bicicleta no acesso a estações de trempt_BR
dc.title.alternativeProcedure for identifying variables according to bike use in access trips to train stationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0654272159213814pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5817972835130719pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelino Aurélio Vieira da-
dc.contributor.referee2Junior, Ilton Curty Leal-
dc.description.resumoO planejamento urbano, principalmente o de transportes, não foi capaz de amenizar os problemas decorrentes do intenso processo de urbanização vivenciado no Brasil nas últimas décadas. As principais oportunidades de emprego nos grandes centros urbanos estão concentradas em regiões não residenciais. Nas regiões periféricas, espacialmente segregadas dessas oportunidades, vive a parcela da população com menor poder aquisitivo dos municípios. A distância e o tempo dos deslocamentos, diariamente necessários, também tornam essas pessoas socialmente segregadas e impedidas de alcançar uma melhor qualidade de vida. Baseando-se nos conceitos de Mobilidade Urbana Sustentável e de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, o modo mais indicado para essas viagens é o trem, devido a eficiente relação entre espaço percorrido e tempo de percurso. Porém, as condições de acessibilidade do entorno das estações ferroviárias diminuem a atratividade desse modo. Nesse sentido, a bicicleta tem potencial de facilitar o acesso às estações de trem, tornando esse acesso mais rápido, barato, sem congestionamentos e assim, valorizar os deslocamentos prejudicados pela precária e insuficiente rede alimentadora. A presente dissertação desenvolve um procedimento capaz de identificar variáveis que influenciem o uso da bicicleta no acesso às estações ferroviárias no intuito de que estas sirvam de suporte para políticas públicas de incentivo a bicicleta e, consequentemente, padrões de mobilidade mais sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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