Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13764
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Portugal, Licinio da Silva | - |
dc.contributor.author | Contursi, Clara Maia Bevilaqua | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T15:55:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13764 | - |
dc.description.abstract | Urban and transportation planning have not been able to control the problems arising from the intense urbanization process that happened in Brazil in recent decades. In large urban centers, the main employment opportunities are concentrated in nonresidential areas, spatially segregated from suburban residents. These people are also those on the lowest income. The daily trip distance and travel time are barriers for them to improve their quality of life. Based on Sustainable Urban Mobility and Transit Oriented Development concepts, train is the most suitable transport mode for long distance travel. Despite that, poor accessibility conditions of railway stations reduce the attractiveness of the train. Therefore, cycling has the potential to make the access trip cheaper and faster, and thus improve the feeder network. This thesis develops a procedure capable of identifying variables that influence the use of bicycles in the access trips to railway stations, in order to support public policies related to cycling initiatives and, consequently, sustainable mobility patterns. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acesso às estações de trem | pt_BR |
dc.subject | Uso da bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.title | Procedimento para identificação de variáveis intervenientes ao uso da bicicleta no acesso a estações de trem | pt_BR |
dc.title.alternative | Procedure for identifying variables according to bike use in access trips to train stations | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0654272159213814 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5817972835130719 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da | - |
dc.contributor.referee2 | Junior, Ilton Curty Leal | - |
dc.description.resumo | O planejamento urbano, principalmente o de transportes, não foi capaz de amenizar os problemas decorrentes do intenso processo de urbanização vivenciado no Brasil nas últimas décadas. As principais oportunidades de emprego nos grandes centros urbanos estão concentradas em regiões não residenciais. Nas regiões periféricas, espacialmente segregadas dessas oportunidades, vive a parcela da população com menor poder aquisitivo dos municípios. A distância e o tempo dos deslocamentos, diariamente necessários, também tornam essas pessoas socialmente segregadas e impedidas de alcançar uma melhor qualidade de vida. Baseando-se nos conceitos de Mobilidade Urbana Sustentável e de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, o modo mais indicado para essas viagens é o trem, devido a eficiente relação entre espaço percorrido e tempo de percurso. Porém, as condições de acessibilidade do entorno das estações ferroviárias diminuem a atratividade desse modo. Nesse sentido, a bicicleta tem potencial de facilitar o acesso às estações de trem, tornando esse acesso mais rápido, barato, sem congestionamentos e assim, valorizar os deslocamentos prejudicados pela precária e insuficiente rede alimentadora. A presente dissertação desenvolve um procedimento capaz de identificar variáveis que influenciem o uso da bicicleta no acesso às estações ferroviárias no intuito de que estas sirvam de suporte para políticas públicas de incentivo a bicicleta e, consequentemente, padrões de mobilidade mais sustentáveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ClaraMaiaBevilaquaContursi.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.