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dc.contributor.advisorColaço, Marcelo José-
dc.contributor.authorNóbrega , Igor Jasmim da-
dc.date.accessioned2021-02-21T14:00:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13780-
dc.description.abstractThis work presents a method of multicriteria evaluation of transmission line tracing in order to minimize the project implementation costs. In the work, Geographic Information Systems (GIS) tools are used to obtain the matrices of each evaluated criterion. For the multicriteria analysis, the AHP technique is used to determine the weights of the criteria considered (Alachated Areas, Permanent Preservation Areas, Airports, Structure, Hydrography, Navigable Rivers, Highways, National Interconnected System, Conservation Units and Land Use). After this, the cost surface, or friction surface, of the studied site is obtained. With this surface, a graph algorithm is applied to determine the optimized route of the transmission line, which is the final product of the present work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinhas de transmissãopt_BR
dc.subjectLeast Cost Pathpt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectAlgoritmo DIJKSTRApt_BR
dc.subjectCaminho de menor custopt_BR
dc.titleOtimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritériopt_BR
dc.title.alternativeTransmission lines route optimization using multicriteria evaluation methodologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4953372732452626pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2998011628985037pt_BR
dc.contributor.referee1Castello, Daniel Alves-
dc.contributor.referee2Matt, Carlos Frederico Trotta-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um método de avaliação multicritério de traçado de linhas de transmissão com o objetivo de minimizar os custos de implantação do projeto da mesma. No trabalho são utilizadas ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para obter as matrizes de cada critério avaliado. Para a análise multicritério é utilizada a técnica AHP para determinar os pesos dos critérios considerados (Áreas Alagadas, Áreas de Preservação Permanente, Aeroportos, Estrutura, Hidrografia, Rios Navegáveis, Rodovias, Sistema Interligado Nacional, Unidades de Conservação e Uso do Solo). Após isso, é obtida a superfície de custo, ou superfície de atrito, da localidade do estudo. Com essa superfície, é aplicado um algoritmo de grafo para determinar a rota otimizada da linha de transmissão, que é o produto final do presente trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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