Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKosminsky, Doris Clara-
dc.contributor.authorCarneiro, Carlos Alberto Silva-
dc.date.accessioned2021-03-15T19:04:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Carlos Alberto Silva.Visualização de dados na mídia impressa: um estudo sobre narrativa visual. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13845-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectJornalismo visualpt_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.subjectDesign de informaçãopt_BR
dc.titleVisualização de dados na mídia impressa: um estudo sobre narrativa visualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4801768397535572pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto tem como objetivo o estudo da visualização de dados como narrativa visual na mídia impressa. Atualmente, nos jornais impressos, podem-se observar alguns infográficos e visualizações utilizados para informar o leitor de maneira mais superficial, ou seja, com poucas camadas de dados e informações. Para esta pesquisa, desenvolveu-se uma narrativa visual em formato de pôster, na qual o leitor tenha a possibilidade de dedicar mais tempo à apreciação, contemplando a proposta e aprofundando na informação através de uma leitura plena e atenta. Tem-se como referência projetos das designers de informação Giorgia Lupi, Federica Fragapane e Stefanie Posavec. Para a metodologia do processo de construção da visualização, empregou-se como base alguns conceitos desenvolvidos por Alberto Cairo. Este trabalho visa contribuir com o Design de Informação, a partir da produção de uma visualização impressa abordando o tema dos investimentos públicos na educação entre os anos de 2014 a 2019, envolvendo todas as suas etapas: desde a coleta de dados, escolha do formato da mídia, passando pela diagramação e referências coletadas para a identidade visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASCarneiro.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.