Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1384
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Tatiana Maynarde
Advisor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Abstract: Análise da imprensa feminina no seu duplo papel de reflexo da esfera social e construtora de diferentes papéis relegados à mulher ao longo do tempo. Pautada no estudo empreendido por Dulcília Schroeder Buitoni acerca desse importante fenômeno cultural, é estabelecida uma breve conceituação do termo imprensa feminina, delimitam-se as bases de sua origem no Brasil e as determinantes para o seu desenvolvimento no país, assim como as características gerais das publicações dirigidas às mulheres. Através da comparação entre as revistas, Viva Mais!, de cunho popular, e Marie Claire, mais elitista, publicadas de janeiro a março de 2005, este trabalho busca, por fim, perceber como a imprensa feminina constrói e espelha múltiplas imagens de mulher no século XXI.
Keywords: Imprensa feminina
Mulheres
Identidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Tatiana Maynarde. Imprensa feminina e construção de identidade: A representação da mulher no século XXI. 2005. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOLIVEIRA.pdf369.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.