Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13941
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dc.contributor.advisorFabião, Aline Couri-
dc.contributor.authorOliveira, Isabela Jéssica Silva de-
dc.date.accessioned2021-03-24T20:25:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:42Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabela Jéssica Silva de. Entrelírios: uma história da arte encarnada. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13941-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.titleEntrelírios: uma história da arte encarnadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9702499349848505pt_BR
dc.description.resumoAo retornar de metrô para casa, sentia cheiros diferenciados. Dentre eles, um perfume em especial me chamou atenção; o cheiro da água sanitária me trouxe lembranças de minha mãe retornando do trabalho. A experiência descrita no parágrafo anterior resume de onde se inicia a jornada do presente trabalho que, antes mesmo de ser uma escrita organizada, se construiu em poética e um projeto audiovisual. Ao olhar mulheres trabalhando, isto é, trabalhadoras domésticas, babás, diaristas, que denomino profissões relacionadas ao cuidado, busquei olhar os gestos de suas funções a partir de um lugar mais profundo do que essas imagens de trabalho carregam em si: desvalorizações com raízes nos estigmas da escravidão no Brasil. Perguntava-me sobre o motivo de seus gestos serem tão subalternizados, se a meu ver, tais gestos sustentam a manutenção da vida e as necessidades humanas mais primárias. Tal questionamento me levou à observação dos gestos dedicados aos espaços sagrados religiosos, até que eu desejasse resgatar em meu texto a potência de gestos das mãos em tempos longínquos, anteriores aos modelos capitalistas e industriais, que foram introjetados em nossos modos de realizar o trabalho e perceber a vida. Assim, o esforço do trabalho buscou ressignificar imagens de um cotidiano feminino, de modo a construir um conceito poético que atribuísse valor ao gesto do cuidado, bem como propor uma escrita experimental, que tornasse maleável a rigidez do trabalho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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