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http://hdl.handle.net/11422/13941
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fabião, Aline Couri | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabela Jéssica Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T20:25:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:42Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Isabela Jéssica Silva de. Entrelírios: uma história da arte encarnada. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13941 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gesto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Sagrado | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.title | Entrelírios: uma história da arte encarnada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9702499349848505 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao retornar de metrô para casa, sentia cheiros diferenciados. Dentre eles, um perfume em especial me chamou atenção; o cheiro da água sanitária me trouxe lembranças de minha mãe retornando do trabalho. A experiência descrita no parágrafo anterior resume de onde se inicia a jornada do presente trabalho que, antes mesmo de ser uma escrita organizada, se construiu em poética e um projeto audiovisual. Ao olhar mulheres trabalhando, isto é, trabalhadoras domésticas, babás, diaristas, que denomino profissões relacionadas ao cuidado, busquei olhar os gestos de suas funções a partir de um lugar mais profundo do que essas imagens de trabalho carregam em si: desvalorizações com raízes nos estigmas da escravidão no Brasil. Perguntava-me sobre o motivo de seus gestos serem tão subalternizados, se a meu ver, tais gestos sustentam a manutenção da vida e as necessidades humanas mais primárias. Tal questionamento me levou à observação dos gestos dedicados aos espaços sagrados religiosos, até que eu desejasse resgatar em meu texto a potência de gestos das mãos em tempos longínquos, anteriores aos modelos capitalistas e industriais, que foram introjetados em nossos modos de realizar o trabalho e perceber a vida. Assim, o esforço do trabalho buscou ressignificar imagens de um cotidiano feminino, de modo a construir um conceito poético que atribuísse valor ao gesto do cuidado, bem como propor uma escrita experimental, que tornasse maleável a rigidez do trabalho acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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