Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13957
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação em saúde para população em situação de rua no município de Itaguaí - RJ
Autor(es)/Inventor(es): Lovera, Lorena Valadares Peixoto
Orientador: Diaz, Rodrigo dos Santos
Resumo: O esperado de uma sociedade saudável, em todos os aspectos, é a efetiva equidade social. Conhecemos o papel do Estado na sua consolidação e de cada cidadão com sua responsabilidade individual na sociedade em que vive, mas podemos observar os diversos grupos sociais que são marginalizados e encontram-se em vulnerabilidade social. As pessoas que vivem na rua estão em contato direto com doenças sexualmente transmissíveis, ao uso direto de álcool e outras drogas e com o contágio de doenças infecciosas e parasitárias, consistindo num risco para elas próprias e para a comunidade. O consumo abusivo de álcool e outras drogas e a consequente dependência a essas substâncias tornou-se um grave problema, trazendo impactos sociais e à saúde da população em geral. Com experiências diferentes dos demais cidadãos com emprego e moradia fixa e uma vida relativamente estabilizada, a população em situação de rua está exposta a fatores diversos que comprometem a sua qualidade de vida. O objetivo desse trabalho é compreender se esse público preocupa-se com sua saúde, como lidam com o seu próprio corpo, suas atividades no cotidiano e a procura de tratamento adequado aos problemas físicos e mentais a eles acometidos. Foi realizada uma pesquisa com a população em situação de rua do município de Itaguaí, RJ, sobre suas experiências e suas atitudes em relação ao tema saúde-doença. Tomando por base a pesquisa bibliográfica e a experiência empírica, observou-se pouca procura por tratamento, inclusive no controle da dependência de álcool e outras drogas, causador de diversas enfermidades. Constatou-se alta prevalência do consumo de substâncias psicoativas, sugerindo que essa seja a questão que necessite de mais atenção. A utilização de práticas educativas para conscientizar a população alvo provavelmente reduziria o descuidado com o corpo e a saúde.
Palavras-chave: Pessoas em situação de rua
Qualidade de vida
Saúde da população
Educação em saúde
Itaguaí (RJ)
Homeless Persons
Quality of Life
Population Health
Health Education
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOVERA, Lorena Valadares Peixoto. Educação em saúde para população em situação de rua no município de Itaguaí, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVPLoreva.pdf336.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.