Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13974
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pesquisa de modelagem de trajes etnográficos europeus: coleção Sophia Jobim
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Rebecca de Sousa Cardoso da
Tutor: Oliveira, Madson Luis Gomes de
Resumen: Durante o período de 2019.1 a 2019. 2, tive a oportunidade de participar como bolsista do Projeto de Extensão intitulado “Indumentária e Memória no Museu Histórico Nacional”, coordenado pelo professor Dr. Madson Oliveira, que tinha como objetivo refazer as fotos do Acervo da professora Sophia Jobim para serem atualizadas no novo sistema interno do Museu Histórico Nacional. No decorrer do projeto, enquanto estava em contato com o acervo da Sophia Jobim, pude compreender sua importância para o curso de Indumentária da Universidade Federal do Rio de Janeiro; por conseguinte, surgiu meu interesse em trabalhar mais profundamente com ele. Logo que começamos o projeto e entramos em contato com os processos de entrada de cada peça, três trajes etnográficos me despertaram interesse em especial: Traje de noiva do condado de Hesse-Alemanha; Dançarino de Mezöko-Hungria e Traje Nacional da Finlândia. Dois desses estando completos, e todos com quase todas as peças em um bom estado de conservação. Após a decisão de que trabalharia com esses trajes, e inspirada pelo trabalho11 de conclusão de curso de um dos meus colegas de equipe, Henrique Guimarães dos Santos, segui com a ideia que deu origem a esse projeto, no qual apresentarei e farei o estudo de modelagem desses três manequins. Além disso, posterior a conclusão, essa documentação será disponibilizada ao Museu Histórico Nacional, para que os próximos pesquisadores possam ter acesso, e aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre esses trajes etnográficos.
Materia: Figurino
Modelagem
Etnografia
Jobim, Sophia
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-nov-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CRUZ, Rebecca de Souza Cardoso da. Pesquisa de modelagem de trajes etnográficos europeus: coleção Sophia Jobim. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Artes Cênicas - Indumentária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSCCruz.pdf3.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.