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dc.contributor.advisorJacob, Breno Pinheiro-
dc.contributor.authorBorzacchiello, Guilherme Romar-
dc.date.accessioned2021-04-05T01:06:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:34Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13999-
dc.description.abstractThe present work aims to identify and quantify very low frequency motions for a certain oil platform, as well as to evaluate their contribution to the total fatigue damage in mooring lines. Such motions, above the second order, would have very long periods, not being detected by a three-hour analysis window. On the other hand, as longer period motions are considered, it is also expected larger displacements and, in consequence, a larger tension variation. Through time-domain dynamic analyses performed with the SITUA/PROSIM software, utilizing motion data from field measurements, the fatigue damage for the higher order motions (named ultra-low frequencies motions) was compared to the total damage assessed in the lines. In the end, there was also an analysis for the damage generated by the displacements obtained from field data.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectAncoragempt_BR
dc.subjectDados de campopt_BR
dc.subjectBaixa frequênciapt_BR
dc.titleAnálise global de fadiga em linhas de ancoragem considerando ultra-baixas frequências de dados de movimentos medidospt_BR
dc.title.alternativeGlobal fatigue analisys in mooring lines considering ultralow frequencies from measured motion datapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1735653164303041pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3013425677213563pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Fabrício Nogueira-
dc.contributor.referee2Albrecht, Carl Horst-
dc.contributor.referee3Oliveira, Allan Carre de-
dc.description.resumoEste trabalho visa identificar e quantificar movimentos de baixíssima frequência para uma determinada plataforma de petróleo, bem como avaliar o impacto destes na fadiga das linhas de ancoragem. Tais movimentos, de ordem superior aos de segunda ordem, teriam períodos muito longos, não sendo, portanto, detectados em uma janela de três horas de análise. Por outro lado, ao considerar movimentos tão longos, são esperados um maior deslocamento da plataforma ao longo do tempo e, consequentemente, uma maior variação de tração nas linhas. Através de análises dinâmicas no domínio do tempo, utilizando dados obtidos em campo, realizadas no software SITUA/PROSIM, foi feita a comparação do dano por fadiga considerando apenas os movimentos de ordens superiores (chamados de movimentos de ultra-baixas frequências) com o dano total aferido nas linhas. Por fim é analisado o dano gerado nas linhas devido aos deslocamentos medidos em campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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