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dc.contributor.advisorPfeil, Michèle Schubert-
dc.contributor.authorOliveira, Hugo Medeiros de-
dc.date.accessioned2021-04-05T01:23:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:35Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14012-
dc.description.abstractThe effects of live loads models for highway bridges design should represent the extreme effects of actual vehicle traffic in order to ensure the safety of these structures. In this context, the present work continues the line of research developed at COPPEUFRJ, to adjust live loads models for road bridges in Brazil. Based on a database of heavy vehicles, structural analysis and traffic simulation softwares already developed, this work focuses on simple and continuous bridge structures in two ranges of span lengths: 10 to 40m and 30 to 50m. For the structures with two main beams of the first group the analysis considers the free flow traffic, including the dynamic effects through the analysis of the interaction between pavement, vehicle and structure. The values of the obtained characteristic internal forces are taken by target values, to be reproduced by new configurations of live loads models found by a search process. The second group consists of structures with five main beams analyzed under the effects of free flow and congested traffic comparison between the internal forces resulting from both traffic conditions is presente as well as the verification of the compatibility of the target values with those generated by the live loads models developed from a different structural conceptional design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos de cargas móveispt_BR
dc.subjectPontes rodoviáriaspt_BR
dc.subjectSimulação de tráfegopt_BR
dc.titleAjuste de modelo de cargas móveis em pontes rodoviárias no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAdjustment of live load model for highway bridges in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9376514233715653pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6565704102839431pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Eliane Maria Lopes-
dc.contributor.referee2Battista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.referee3Varela, Wendell Diniz-
dc.description.resumoOs efeitos dos modelos de cargas móveis presentes nas normas de projeto de pontes rodoviárias devem representar os efeitos extremos do tráfego real de veículos de modo a garantir a segurança dessas obras. Neste contexto, o presente trabalho dá continuidade à linha de pesquisa desenvolvida na COPPE-UFRJ que busca o ajuste dos modelos de cargas móveis para pontes rodoviárias no Brasil. A partir de uma base de dados de veículos pesados, programas computacionais de análise estrutural e de simulação de tráfego já elaborados, este trabalho focaliza estruturas de pontes em duas faixas de comprimentos de vão: 10 a 40m e 30 a 50m. Para as estruturas com duas longarinas do primeiro grupo a análise considera o tráfego livre, incluindo os efeitos dinâmicos por meio da análise da interação veículo-pavimento. Os valores de esforços característicos obtidos são tomados por valores-alvo, a serem reproduzidos por novas configurações de modelos de cargas móveis encontrados por um processo de busca. O segundo grupo é composto de estruturas com cinco longarinas analisadas sob os efeitos de tráfego livre e de engarrafamento; apresentam-se uma comparação entre os esforços resultantes de ambas as condições de tráfego e a verificação da compatibilidade dos esforços-alvo com aqueles gerados pelos modelos de carga móvel desenvolvidos a partir de uma concepção estrutural diferente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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