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dc.contributor.advisorAragão, Francisco Thiago Sacramento-
dc.contributor.authorAlmeida, Jordana Vieira de-
dc.date.accessioned2021-04-05T01:24:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:35Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14013-
dc.description.abstractConcrete pavements present complex structural behavior. To estimate its performance, considering several variables, we can make use of experimental programs and combined numerical models, to facilitate the parametric analysis and the understanding of the most determinant factors. In this study, a three-dimensional numerical model was developed to predict the concrete pavement behavior, when subjected to traffic loads and thermal curling. In order to verify the proposed model efficiency, the responses obtained in the numerical analysis were compared to results of existing instruments in the literature (Ohio test track, USP experimental pavement, and IPR / DNER experimental track). The developed model was used to evaluate the influence of factors such as slab and sub-base thickness, concrete, granular sub-base and cemented sub-base elastic modulus, slab length, slab and sub-base friction, and the thermal variations effect on the stresses and deformations. The numerical model allows the concrete pavement structural behavior prediction, and can help in the design improvement. The analysis demonstrated that thermal curling is essential for the dimensioning and, furthermore, concrete slab and cemented sub-base characteristics, such as thickness and elastic modulus, are the factors that most affect the pavement structural behavior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimento de concretopt_BR
dc.subjectModelagem numéricapt_BR
dc.subjectAnálise de tensões e deformaçõespt_BR
dc.titleModelagem numérica tridimensional de pavimentos de concreto submetidos às cargas do tráfego e ao empenamento térmicopt_BR
dc.title.alternativeThree-dimensional numerical modeling of concrete pavements submitted to traffic loads and thermal curlingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5891759417207111pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3628973277960661pt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Laura Maria Goretti da-
dc.contributor.referee2Balbo, José Tadeu-
dc.contributor.referee3Pereira, Deividi da Silva-
dc.description.resumoOs pavimentos de concreto apresentam comportamento estrutural complexo. Para estimar o seu desempenho, considerando várias variáveis, pode-se fazer uso de programas experimentais combinados com modelos numéricos, para facilitar a análise paramétrica e a compreensão dos fatores mais determinantes. Neste estudo, foi desenvolvido um modelo numérico tridimensional para prever o comportamento de um pavimento de concreto simples, quando sujeito às cargas do tráfego e ao empenamento térmico. Para verificar a eficiência do modelo proposto foram comparadas as respostas obtidas na análise numérica, com resultados de instrumentações existentes na literatura (pista de ensaios de Ohio, pavimento experimental da USP e pista experimental do IPR/DNER). O modelo desenvolvido foi usado para avaliar a influência de fatores como a espessura da placa e da sub-base, o módulo de elasticidade do concreto e da sub-base granular e cimentada, o comprimento da placa, o atrito entre placa e sub-base e o efeito das variações térmicas nas tensões e nas deformações. O modelo numérico permite a previsão do comportamento estrutural do pavimento de concreto, e pode ajudar na melhoria do dimensionamento. Com as análises verificou-se que considerar o empenamento térmico é essencial para o dimensionamento e que a espessura e o módulo de elasticidade da placa de concreto e da sub-base cimentada são os fatores que mais afetam o comportamento estrutural do pavimento de concreto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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