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http://hdl.handle.net/11422/14072
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcante, Raquel Massad | - |
dc.contributor.author | Melhorim, Luisa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T12:53:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14072 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
dc.subject | Etanol | pt_BR |
dc.subject | Produção agrícola | pt_BR |
dc.subject | Milho | pt_BR |
dc.subject | Avaliação econômica | pt_BR |
dc.title | Impactos da utilização do milho como matéria-prima no preço final do etanol brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Young, André Ferreira | - |
dc.contributor.referee1 | Secchi, Argemiro Resende | - |
dc.contributor.referee2 | Hoffmann, Bettina Susanne | - |
dc.description.resumo | A cana-de-açúcar é atualmente a matéria-prima com maior eficiência energética para a produção de etanol: a relação entre energia produzida e energia consumida é igual a 9. Entretanto, nos últimos anos, cresce o número de pesquisas para a produção de etanol a partir de outras fontes, como é o caso do etanol de segunda geração. Outras opções têm se mostrado viáveis ao país, como é o caso do milho, já muito utilizado em outras economias. As vantagens na utilização do milho estão na possibilidade de armazenamento, produção em entressafra e um rendimento de etanol por tonelada de matéria-prima quatro vezes maior em relação à cana. Ao longo dos últimos cinco anos, a dinâmica da cadeia produtiva do milho mudou significativamente no país, visto que o grão deixou de ser apenas um produto destinado à alimentação animal e se tornou uma commodity exportável, além de se firmar como parte da matriz energética para a produção de etanol. O estoque final na safra 17/18 foi estimado em quase 13 milhões de toneladas, resultado consistente com as safras anteriores indicando que há oportunidade na sua utilização. A indústria do etanol no Brasil reflete diretamente as mudanças que ocorrem no segmento automotivo do país. Desde a década de 70, após as primeiras crises do petróleo e com o início do programa Proálcool, a participação do etanol anidro na gasolina cresceu de 4,5% para 27%, além do uso de etanol hidratado para automóveis com tecnologia flex fluel. A diversificação da matriz energética tem por objetivo diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, além de obter maior controle na dinâmica dos preços. A avaliação da demanda do mercado de etanol no Brasil nos próximos anos indica um déficit na produção doméstica e um aumento do número de importações, apesar de existir espaço para crescimento na produção desse combustível. Dessa forma, um planejamento estratégico para equalizar a produção e consumo do etanol é importante para guiar os próximos investimentos da indústria e garantir que o país seja competitivo e se desenvolva neste segmento. No cenário estudado, considerando os patamares da saca de milho de acordo com o crescimento histórico dos últimos 10 anos, o etanol a partir do milho é 5 % mais barato que o etanol oriundo da cana no processo de primeira geração e 13 % mais barato que o processo integrado de primeira e segunda geração. Considerando que 50% da demanda adicional do etanol será suprido a partir do milho, o potencial de queda no preço médio do biocombustível é de 0,79%. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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