Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Matos, Marcelo Gerson Pessoa de | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniel Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T18:14:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daniel Ribeiro dos. Arranjos produtivos locais: o caso da indústria automotiva do Sul Fluminense - RJ. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14127 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Arranjo produtivo local | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Automobile industry and trade | en |
dc.title | Arranjos produtivos locais: o caso da indústria automotiva do Sul Fluminense - RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4107845843373306 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar a indústria automotiva do Sul Fluminense – RJ de forma que seja possível responder à pergunta: as políticas implementadas para atrair novas empresas para a região se alinham a que base conceitual sobre desenvolvimento regional e local? Considerando que os governos estadual e municipais estimularam fortemente avinda de novas empresas através da oferta de incentivos fiscais, surge o questionamento se esses incentivos foram capazes de gerar, mesmo que de forma incipiente, um grau de articulação e interdependência necessário para o fortalecimento dos processos de inovação, aprendizagem e cooperação; de tal forma que o desenvolvimento local ocorra e seja acompanhado de um incremento na competitividade da região e da capacidade inovativa endógena. Serão apresentadas teorias conflitantes sobre o desenvolvimento regional para que seja possível definir claramente o que é um arranjo produtivo local e como ele se diferencia das teorias de desenvolvimento regional polarizado. Após, serão apresentados estudos realizados por outros autores sobre a indústria automotiva do Sul Fluminense, além de estatísticas oficiais sobre empregos e indústria. Este trabalho visa colaborar para o debate acerca dos resultados da política de incentivo fiscal sobre o desenvolvimento econômico e social da região Sul Fluminense. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DRSantos.pdf | 377.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.