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dc.contributor.advisorMatos, Marcelo Gerson Pessoa de-
dc.contributor.authorSantos, Daniel Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2021-04-09T18:14:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:38Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel Ribeiro dos. Arranjos produtivos locais: o caso da indústria automotiva do Sul Fluminense - RJ. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14127-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectArranjo produtivo localpt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (Estado)pt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradeen
dc.titleArranjos produtivos locais: o caso da indústria automotiva do Sul Fluminense - RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4107845843373306pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a indústria automotiva do Sul Fluminense – RJ de forma que seja possível responder à pergunta: as políticas implementadas para atrair novas empresas para a região se alinham a que base conceitual sobre desenvolvimento regional e local? Considerando que os governos estadual e municipais estimularam fortemente avinda de novas empresas através da oferta de incentivos fiscais, surge o questionamento se esses incentivos foram capazes de gerar, mesmo que de forma incipiente, um grau de articulação e interdependência necessário para o fortalecimento dos processos de inovação, aprendizagem e cooperação; de tal forma que o desenvolvimento local ocorra e seja acompanhado de um incremento na competitividade da região e da capacidade inovativa endógena. Serão apresentadas teorias conflitantes sobre o desenvolvimento regional para que seja possível definir claramente o que é um arranjo produtivo local e como ele se diferencia das teorias de desenvolvimento regional polarizado. Após, serão apresentados estudos realizados por outros autores sobre a indústria automotiva do Sul Fluminense, além de estatísticas oficiais sobre empregos e indústria. Este trabalho visa colaborar para o debate acerca dos resultados da política de incentivo fiscal sobre o desenvolvimento econômico e social da região Sul Fluminense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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