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http://hdl.handle.net/11422/14137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vianna, Helio | - |
dc.contributor.author | Campos, Marcelo Gustavo Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T00:13:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14137 | - |
dc.description.abstract | This dissertation examines the concept known as "brasilidade" into the work of the Argentine artist named Carybé. Through bibliography, interviews and direct observation, mainly in artistic and ethnographic fields, arts and the social context are understood as linked categories. From themes like street marketing, "candombé" to myths of the popular culture, Carybé's art is placed side by side with European and Latin American art production. Through this approach, themes that have been popular during the 20th century (mainly from the fifties on) are presented. By that time, Carybé moves to Bahia, establishing himself as one of the cultural agents, through representations among popular and learned cultures. From interviews and local observations to rituals at Rio de Janeiro and Salvador, the investigation concludes that the artist was commited with the establishiment of religious aspects that pointed towards the Brazilian way of life, once they were represented from one of the most prominent cultural groups that took part of the Brazilian identity. The recognition of the people, given to the artist, can be verifyed through the way that the great majority of the people involved with the candomblé tradition, sees Carybe as one of the greatest celebrities of the Afro-Brazilian tradition. Therefore, "brasilidade" is presented as a result of the themes used in Carybé's paintings, once analyzed through social, material and symbolic contexts. | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Antropologia da Arte | pt_BR |
dc.subject | Bahia | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de Campo | pt_BR |
dc.title | Carybé e a construção da brasilidade: arte e etnogragia para uma análise além das representações | pt_BR |
dc.title.alternative | Carybé and the building of Brasilidade: art and ethnology for an analysis beyond representation | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0101112384608364 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4042663622905586 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Rogério | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5263887934823569 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zoladz, Rosza Wigdorowicz Vel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1384082812482959 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga o conceito de brasilidade na obra do artista argentino Carybé. Através de bibliografia, entrevistas e observações em campo prioritariamente sobre arte e etnografia, procura-se entender a arte como uma categoria inseparável do contexto social. Partindo de temas como feiras, candomblé e mitos da cultura popular, localiza-se a arte de Carybé junto a produções da arte européia e latino-americana. Através desta abordagem, são apresentados assuntos que estiveram em voga no século XX, principalmente a partir da década de 50. Nesta época, Carybé vem morar definitivamente na Bahia e firmar-se como um dos agentes culturais, através das representações, entre as camadas populares e eruditas. A partir de entrevistas e observações de campo em rituais no Rio de Janeiro e em Salvador, a investigação conclui sobre a importância do artista em institucionalizar aspectos religiosos indicadores de um estilo de vida nacional, uma vez que representativos de uma das correntes culturais mais marcantes na composição da identidade brasileira. O reconhecimento dado ao artista, em contrapartida, é rebatido pela sua adoção, por grande parte dos indivíduos envolvidos no universo do candomblé, como uma das fontes e autoridades do que seria a tradição afro-brasileira. Assim, a brasilidade é apresentada como uma decorrência da temática das pinturas de Carybé, uma vez analisada através de contextos sociais, materiais e simbólicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais |
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